Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
16 de abril de 2025

Embutidos: veja estratégias e tendências da categoria

Foco nas Festas Juninas e atenção à praticidade valorizada por consumidores permeiam táticas dos supermercados e lançamentos da indústria

Para Ricardo Cobacho, diretor Comercial do GoodBom Supermercados, a categoria de embutidos é relevante para a rede porque são produtos de consumo diário, com boa margem de lucro e alta demanda. “Os embutidos atendem a consumidores que buscam por praticidade para suas refeições. Além disso, são itens que ajudam a fidelizar o cliente, pois muitas pessoas têm preferências por marcas ou tipos específicos de embutidos”, explica.

LEIA TAMBÉM

Kleber Gusmão, diretor comercial da rede Ricoy Supermercados, reforça o papel dos embutidos no negócio como categoria “destino” - categoria de produtos pela qual uma loja é reconhecida como a melhor para comprá-los. “A categoria tem uma participação relevante nas vendas. Com a elevação nos preços de carne bovina nos últimos meses, a migração dos clientes da classe C para a compra de embutidos aumentou”, relata.

No GoodBom, o item é segmentado por subcategorias como salsichas, presunto, mortadela, salames e linguiças, entre outros, para facilitar a escolha do consumidor. Depois, há a divisão por valor - dentro de cada subcategoria, é possível encontrar diferentes marcas e faixas de preço, para atender a diversos tipos de consumidores.

A boa visibilidade e o fácil acesso são fatores importantes para a exposição em balcões refrigerados ou geladeiras. O caráter sazonal direciona promoções, como produtos em oferta ou lançamentos. “A demanda por embutidos como presunto, pernil e salames aumenta muito nas comemorações de fim de ano, sendo uma ótima época para promoções e kits especiais. Porém, também apostamos nas Festas Juninas, período em que as pessoas fazem mais churrascos e festas, o que impulsiona as vendas de linguiças, salsichas e outros embutidos”, diz Cobacho.

O executivo do GoodBom ressalta que, apesar de ser uma data mais focada em peixes, a Páscoa também registra vendas de embutidos para aquelas famílias que preferem produtos como presunto. “E fins de semana e feriados prolongados também são um bom momento para promover a categoria, principalmente por conta de churrascos e busca por praticidade em refeições rápidas”, conta.

Segundo Gusmão, do Ricoy, a parceria com os fornecedores é primordial para alavancar a categoria. “A indústria pode colaborar disponibilizando promotores e treinamento para equipe de loja e colaborando com o planejamento de marketing”, pontua. Promoções de lançamento com oferta de amostras grátis permite que os consumidores provem o produto e aumentem a chance de compra.

O que está em alta no momento?

Conforme Cobacho, do GoodBom, muitos consumidores estão procurando por embutidos sem conservantes, sem glúten ou com menor teor de sódio. “Há uma busca crescente por produtos gourmet e premium, como presuntos curados e salames artesanais, que agregam valor à categoria. Embutidos veganos e plant-based, feitos à base de plantas, também se firmam como uma alternativa crescente para atender consumidores que buscam produtos mais sustentáveis”, salienta.

É a busca por praticidade, porém, que tem permeado as estratégias envolvendo a categoria no varejo alimentar, seja no supermercado, seja na indústria. Acompanhando tendências por maior conveniência e praticidade na rotina, Sadia colocou recentemente no mercado a Linguiça para Churrasco, que já vem temperada com pimenta e alho, tem um toque defumado e possibilita preparo na air fryer. “Os supermercados são um dos principais canais de venda de produtos da categoria, garantindo ampla exposição dos itens. Além disso, a diversificação da oferta permite atender diferentes perfis de clientes, desde os que buscam opções populares até aqueles que preferem inovações mais modernas”, declara Marcelo Suárez, diretor de Trade Marketing, CiEX e Omnichannel da BRF.

A praticidade também marca as últimas novidades da Pamplona Alimentos: presunto fatiado e apresuntado fatiado, ambos com 800g. “Nosso objetivo foi atender às demandas dos consumidores por praticidade. Enquanto o presunto fatiado é feito exclusivamente de carne de pernil e não contém capa de gordura, o apresuntado fatiado utiliza paleta e pernil selecionados. Além disso, os dois produtos contam com embalagens ‘abre fácil’, divididas em duas porções individuais de 400g para evitar desperdícios e manter o frescor dos produtos”, esclarece Cleiton Pamplona Peters, diretor comercial de Mercado Interno.

Comentários(1)
Hector LLavata
17 de abril de 2025 às 12:08

Exelente matéria

Responder
Deixe seu comentário