
Por Redação
16 de outubro de 2025Dia Mundial do Pão: categoria apresenta crescimento de 7,8% em faturamento
O segmento de pães industrializados registrou aumento de 5,7% nas vendas
O Dia Mundial do Pão, é celebrado no dia 16 de outubro, também Dia Mundial da Alimentação, de acordo com dados Worldpanel by Numerator, encomendados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), no ano móvel terminado em junho de 2025, os pães industrializados estiveram presentes em mais de 95% dos lares brasileiros, um aumento de 5,7% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
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O mesmo estudo aponta que o consumo de pão industrializado cresceu em volume entre os lares compradores de até 29 anos (2,1%) e de 30 a 40 anos (1,4%), enquanto aqueles lares com mais de 50 anos reduziram o consumo (-2,5%). Já os lares das classes C e D/E contribuíram com um aumento de 4,1% enquanto a classe AB reduziu -3,5% no período citado.
“A categoria está em um momento de crescimento, impulsionado pelo preço e pela busca por conveniência, especialmente pelas classes emergentes e jovens. As ações do setor se concentram em manter a competitividade de preço e aproveitar o engajamento dos novos consumidores”, avalia Claudio Zanão, presidente Executivo da Abimapi. Já o levantamento da Cesta Abimapi, com dados da NielsenIQ, mostra que, até junho de 2025, a categoria de pães industrializados cresceu 7,8%, com faturamento de R$ 8,3 bilhões. O volume cresceu 3,5% alcançando 400 mil toneladas neste semestre, o que consolidou os pães como a segunda categoria mais importante para a associação.
Os pães de hambúrguer e hot dog são o destaque da categoria, apresentaram crescimento em volume e giro, ganhando importância de 1,3% e 0,4%. O pão de forma comum cresceu em importância de 62,9% para 65,7%, se comparados aos primeiros semestres de 2024 e 2025; enquanto isso, o integral caiu de 37,1% para 34,3%.