Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
16 de outubro de 2025

Inovação acompanha as tendências de saudabilidade e praticidade no mercado de pães

Fabricantes investem em lançamentos para atrair consumidores no ponto de venda

O pão é considerado um dos alimentos mais antigos do mundo. Foram encontrados fósseis, na região da Jordânia, que indicam a produção do que seria a primeira receita de pão, há 14 mil anos, mais ou menos, quando a humanidade também começou a cultivar seus alimentos, abandonando a vida nômade. Embora ainda seja apontado por alguns como o vilão da dieta, esse alimento é encontrado em variações para quase todos os gostos e necessidades. Em muitas culturas, o pão é um alimento sagrado e, atualmente, ele tem até sua própria data comemorativa: o Dia Mundial do Pão, celebrada em 16 de outubro.

LEIA TAMBÉM
Como a tecnologia está modernizando a produção e o atendimento
Para cada perfil de cliente, um tipo de produto

Segundo o estudo Performance da Panificação 2024, divulgado pela ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), no ano passado, o setor de panificação cresceu 10,92% em vendas, com aumento de 6,37% no ticket médio e de 4,57% no fluxo de clientes, quando comparado com 2023. O faturamento, em 2024, foi de R$ 153,36 bilhões.

A indústria tem apostado na inovação para atrair consumidores e a tendência é dar prioridade a produtos que estejam mais alinhados com a saudabilidade e a praticidade. “Nos últimos anos, o mercado de pães no Brasil passou por mudanças impulsionadas por novos hábitos de consumo, como a maior atenção dos consumidores à saúde e à sustentabilidade, e avanços tecnológicos. Esse cenário mostra, por exemplo, que as pessoas hoje se preocupam mais com o valor nutricional dos produtos alimentícios, além da origem dos ingredientes”, diz Fernando Morais, coordenador de Marketing da Wickbold.

“Os consumidores buscam por produtos que contribuam para o bem-estar, tenham impacto positivo e apresentem clareza quanto à sua cadeia produtiva. Nesse contexto, o setor de panificação tem incorporado práticas como uso de ingredientes funcionais, como sementes e grãos, além de explorar claims e atributos diferenciados nos seus produtos”, completa.

Entre os lançamentos recentes da Wickbold estão os pães da linha 5 Zeros, com zero adição de açúcares, zero lactose, zero gordura trans, zero adição de gorduras totais e zero colesterol, e o pão Do Forno Forno Castanha, Girassol e Quinoa, em parceria com a Rede Origens Brasil.

Na Bauducco, a inovação também trouxe mudanças para a linha de produtos. “A busca por produtos com maior qualidade e sabor, como os pães de fermentação natural, impulsiona inovações no setor de padaria. Para a Bauducco, esse movimento não é apenas uma tendência, mas sim parte de sua história e tradição”, explica Luis Iannini, diretor de marketing. “A saudabilidade é uma tendência importante do setor. E a fermentação natural utilizada por nós em toda a linha de Bauducco Pães é a forma como respondemos a esse movimento, proporcionando ao consumidor aumento da saciedade, mais nutrição e a melhora da digestão como vantagens, além da maciez e sabor. Os nossos pães são ricos em fibras, carboidratos complexos e vitaminas do complexo B”, complementa.

Com esta proposta, a marca lançou, neste ano, o Bauducco Pão Chips, um snack de pão sírio assado e temperado com azeite de oliva e sal, e o Bauducco Pão Briochine.

Deixe seu comentário