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Varejo
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Por Redação
15 de setembro de 2025

Snackificação: entenda o papel da indústria na categoria de alimentos práticos

Mudança de hábitos amplia espaço para salgadinhos no dia a dia, impactando estratégias dos fabricantes

A chamada snackificação tem se consolidado como um dos movimentos mais relevantes do mercado de alimentos. O conceito traduz a substituição ou complementação das refeições tradicionais por lanches rápidos, em pequenas porções, consumidos em qualquer lugar e a qualquer momento. Esse fenômeno acompanha mudanças no estilo de vida, como jornadas de trabalho flexíveis, home office e deslocamentos constantes, que tornam a praticidade um fator decisivo na escolha do que comer.

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Essa tendência desafia as indústrias a oferecerem soluções que conciliem sabor, nutrição e conveniência. Para o varejo, o impacto é direto: cresce a necessidade de variedade, exposição estratégica em múltiplos pontos da loja e comunicação clara sobre atributos de saudabilidade e diferenciação dos produtos. Além disso, os supermercados se beneficiam da compra por impulso, mas precisam organizar o sortimento de modo inteligente para potencializar vendas e fidelização.

General Mills investe em inovação e praticidade

Fabiola Menezes, diretora de Marketing da General Mills no Brasil, destaca que a snackificação é uma tendência em expansão. “Mesmo diante da relevância das refeições tradicionais, o consumidor brasileiro busca por cada vez mais praticidade e opções rápidas para diversos momentos do dia”, explica.

A empresa renovou a identidade visual de toda a categoria de snacks, incluindo amendoins, pipoca de micro-ondas e salgadinhos Yokitos, visando maior apelo visual, destaque aos atributos de sabor e conexão com novas gerações. “As novas embalagens reforçam diferenciais em composição, como pipoca natural com apenas três ingredientes ou versões light com redução de gordura e sódio”, acrescenta a executiva.

Além disso, a Yoki firmou parceria com a Netflix para lançar pipocas de micro-ondas em sabores exclusivos, como Cheddar Fenomenal e Presunto Absurdo, reforçando a experiência de consumir snacks em momentos de lazer.

A Yoki colabora com os supermercados para organizar seus snacks de forma prática e intuitiva, categorizando os produtos por tipo — como amendoins, pipocas e salgadinhos — e por ocasião de consumo. “As embalagens utilizam códigos de cores que facilitam a identificação das variantes, e a empresa ainda apoia o varejo com dados de mercado e insights do consumidor, ajudando a criar uma experiência de compra eficiente e agradável, onde os clientes encontram facilmente seus snacks favoritos”, salienta Fabiola.

M. Dias Branco amplia portfólio e aposta em saúde e indulgência

Ana Laura Guitti, gerente da Categoria de Snacks, conta que a empresa atende diferentes públicos com produtos que unem praticidade e saudabilidade. Oferecemos desde snacks indulgentes, como os da marca Piraquê e Frontera, até opções saudáveis, voltadas para bem-estar, como as linhas Jasmine”, afirma.

A marca Frontera trouxe novidades inspiradas em sabores internacionais, como Queijo Nacho Mexicano, Sriracha e Chilli, em embalagens práticas de diferentes gramaturas. “Os snacks são OGM Free, livres de componentes geneticamente modificados ou transgênicos e sem glúten, ampliando as ocasiões de consumo”, completa Ana Laura.

A escolha do melhor mix e dos pontos de exposição é feita a partir do que o shopper busca. “É necessário entender o seu consumo e qual o seu canal de compra. Garantir que estamos recomendando o item certo, no local certo e com o preço certo. Para os supermercadistas, ampliar a diversidade de produtos e oferecer diferentes preços é fundamental para a categoria de snacks. Com isso, é possível gerar mais sellout”, fala a executiva.

Mineirinho foca em conveniência e rótulos claros

Henrique Costa Faria, diretor de Marketing, reforça que a snackificação é uma tendência consolidada. “Mudanças de hábito fazem as pessoas comerem mais vezes ao dia em pequenas porções, procurando praticidade, saudabilidade e indulgência”, destaca.

A empresa lançou o pão de queijo assado e congelado, adequado a fornos Speed Oven, e o Waffle Mineirinho, pronto em dois minutos e versátil para diversas ocasiões. No varejo, a Mineirinho aposta em embalagens clean label e múltiplos pontos de exposição, como seções de saudáveis, padarias e caixas. “O ‘Mineirinho no copinho’ permite consumo imediato e está presente em diferentes locais dentro da loja. As crianças comem enquanto as mães fazem compras. Um verdadeiro sucesso”, completa o diretor.

Marilan combina indulgência e bem-estar

Rodrigo Garla, diretor-presidente do Grupo Marilan, afirma que o portfólio da companhia se adapta a diferentes perfis de consumidores e ocasiões de consumo. “A marca Lev traduz escolhas de bem-estar com snacks de cereais integrais e fibras, enquanto a Teens conecta-se aos jovens oferecendo indulgência com nutrição”, explica.

Nos últimos lançamentos, a empresa apresentou novos sabores de Pit Stop e linhas Teens Biscuit. “Nosso objetivo é unir praticidade e saudabilidade sem abrir mão do sabor, garantindo relevância para diferentes perfis e momentos de consumo”, acrescenta. Para potencializar vendas, o Grupo Marilan trabalha com planogramas, materiais de merchandising e pontos estratégicos na loja, reforçando atributos como integralidade e nutrientes. “Os snacks devem estar em áreas de alto fluxo, além do corredor, próximo à padaria ou checkout, para estimular a compra por impulso”, destaca o executivo.

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