Por Redação
10 de novembro de 2025Cencosud apresentou crescimento de 5% na receita durante o terceiro trimestre do ano
O lucro líquido atingiu USD 9 milhões
Cencosud reportou um aumento em sua receita de 5,1% interanual durante o terceiro trimestre de 2025, devido a um bom desempenho de suas operações. Ao excluir o efeito da hiperinflação na Argentina, o crescimento das vendas subiu para 6,1% com relação ao mesmo período do ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Bretas reinaugura cinco unidades em Goiânia com novo layout
Prezunic inaugura unidade na zona Oeste carioca
O lucro líquido reportado do trimestre atingiu USD 9 milhões, o que representa uma diminuição de cerca de 90% em relação ao mesmo período de 2024, devido às despesas associadas ao plano de produtividade, ao maior custo financeiro decorrente da hiperinflação na Argentina e ao impacto da variação cambial anual.
Em 2025, Cencosud deu início a um novo plano estratégico para impulsionar uma transformação integral e que representa um investimento chave para o futuro, cujo objetivo é evoluir para uma organização mais simples, ágil e sinérgica. Neste sentido, a companhia implementou um plano de produtividade com iniciativas que simplificam estruturas, otimizam processos e fortalecem sua capacidade competitiva. Estas ações implicaram em um gasto extraordinário que afetou os resultados do período, mas que busca crescer com maior rentabilidade no médio e longo prazo.
Cencosud registrou crescimento na receita, a Colômbia foi destaque com maior crescimento nas vendas desde 2022, impulsionada pela adaptação de formatos e um plano de negócios renovado. No Brasil, a companhia apresentou uma melhoria sequencial de Same Store Sales (SSS) em comparação com os trimestres anteriores e inaugurou a loja Prezunic Tingui, em Campo Grande, sua 39ª loja no Rio de Janeiro.
“Continuamos impulsionando nosso novo plano estratégico, acelerando a expansão orgânica e o fortalecimento das nossas propostas de valor com inaugurações, ampliações e remodelações de lojas e shopping centers, reforçando assim nossa presença na região”, comentou o gerente geral da Cencosud, Rodrigo Larraín.
No Brasil, o EBITDA Ajustado cresceu dois dígitos, enquanto no Peru e nos Estados Unidos o indicador foi impulsionado por medidas de controle de despesas e pelo desenvolvimento contínuo da proposta de valor. Da mesma forma, a Colômbia alcançou um EBITDA Ajustado positivo em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por sua vez, Chile e Argentina tiveram queda no EBITDA Ajustado, principalmente devido aos gastos associados à implementação do plano de produtividade e ao aumento das despesas em geral.
Por fim, cabe destacar que durante o trimestre a Cencosud completou a compra de 33% do The Fresh Market, alcançando 100% da propriedade, acelerando a integração da rede de supermercados de especialidade nos Estados Unidos. Com esse marco, a Cencosud consolida a presença naquele país e sua estratégia de expansão internacional.
“Em um contexto desafiador, os resultados do trimestre refletem avanços em nossa estratégia, com ajustes em formatos e propostas de valor, mantendo sempre o foco em nossos clientes e na qualidade do serviço”, finalizou Rodrigo Larraín.
