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Varejo
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Por Redação
1 de outubro de 2025

Dia das Crianças: como preparar o PDV para a data

Lojas precisam estar prontas para receber tanto quem compra e como quem recebe os presentes

O Dia das Crianças é uma boa oportunidade para atrair mais consumidores para os supermercados. E, mais do que isso, um público que nem sempre é contemplado nas gôndolas: as crianças. “A loja tem que estar pronta para o cliente final que vai receber o presente e para o pai ou a mãe que vai comprar. Normalmente, a loja está focada muito mais somente em quem compra e não nesse outro público que é quem recebe. E, ao contrário de outras datas, no Dia da Criança, muitas vezes, a criança participa da compra do presente. Ela vai junto para escolher o que deseja ganhar”, afirma Felipe Wasserman, professor de comportamento do consumidor da ESPM.

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A ida ao supermercado próxima a essa data também se torna um evento em família e, por isso, uma boa maneira de chamar a atenção dos consumidores é fazer algumas ações pensando em oferecer uma boa experiência aos clientes.

“O supermercado tem que estar preparado para isso. Envolve atividades, execuções, ações de merchandising e ativações focadas nesse público final. Desde o mais simples, como entrega de balões, até oficinas nas lojas, experimentação de brinquedo e outras ações estratégias específicas para deixar essa criança feliz no ato da compra”, diz Wasserman.

Outra dica é colocar os produtos que a loja pretende vender bem expostos, de modo que chame a atenção das crianças e esteja no caminho da família. “Se você quer vender a Barbie e não uma outra boneca mais barata, a área de Barbie tem que estar chamativa e no olhar da criança. Se você quer vender Lego e não outros de brinquedos de montar, tem que ter uma área de Lego que chame a atenção e que a criança e o adulto, de algum modo, passem por ela. Você tem que direcionar a sua loja para gerar a venda do que você quer, que não necessariamente é o produto mais caro”, explica o professor.

Segundo estudo da Scanntech, em 2024, a venda das categorias que costumam se destacar no Dia das Crianças teve crescimento de 30,6% em faturamento e de 9,7% em unidade/volume, na comparação entre a semana da data comemorativa e a média do ano. Fazem parte dessa cesta as categorias brinquedos, maquiagem infantil, bicicletas, bolas, livros, dispositivos eletrônicos, geladinho, tênis e sapatos, entre outros.

Em volume, as categorias da cesta de Dia das Crianças que mais se destacam, na semana da data em comparação ao resto do ano, foram Bicicleta, com aumento de 485,8%; Brinquedo, com incremento de 352,6%, e Livro, com 229,3% mais vendas. Em faturamento, as maiores variações aconteceram em Brinquedo, com 461%; Maquiagem Infantil, com 392,9%; e Bicicleta, com 303,5%.

Os supermercados também podem apostar em categorias menos óbvias. “Bolos decorados, que podem ser levados para um evento, kits de faça você mesmo, além de incentivar atividades do tipo cozinhe em casa com seus filhos, oferecendo os ingredientes. Você consegue até em ambiente que não necessariamente tem a cara da criança, criar moods e interesses que valem a pena”, opina o professor da ESPM.

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