
Por Redação
17 de outubro de 2025Halloween: como preparar a sua loja para a festa das bruxas
Data pode ser aproveitada para atrair consumidores aos supermercados
O Halloween, festa comemorada no dia 31 de outubro, foi trazida do Hemisfério Norte e, a cada ano, ganha mais adeptos no Brasil. Seja nas festas à fantasia ou nas brincadeiras de "doces ou travessuras", o “Dia das Bruxas”, como é popularmente conhecido, pode ser uma boa oportunidade de incrementar as vendas nos supermercados. "Ainda existe um caminho incrível de possibilidades de crescimento, não só na ambientação, mas de outras ações também. Um ou outro lugar faz algum tipo de ativação, mas eu vejo pouco", analisa Carlos Zardo, professor Mestre nas áreas de Design e Publicidade, no Centro Universitário Belas Artes/SP.
LEIA TAMBÉM
Indústria de alimentos apresenta novidades para o Halloween
SV TÁ ON: o mercado de guloseimas e os lançamentos para o Halloween
Segundo o professor, a comemoração que acontece entre o Natal e o Dia das Crianças, pode ajudar a trazer mais interesse para o ponto de venda. "É possível trabalhar a ambientação, e levar para os corredores elementos que remetam ao Halloween, como as abóboras e o morceguinho. Também é possível usar cores como o preto, o roxo e o laranja, que são tons característicos da festa", opina.
O principal evento ligado à data é a brincadeira em que crianças batem às portas perguntando por doces ou travessuras. Por isso, para aproveitar a data, os supermercados podem destacar área ou corredores com essas guloseimas. A indústria, inclusive, tem trazido lançamentos específicos para o Halloween.
"Hoje os condomínios e as escolas estão se movimentando para participar da brincadeira. Mesmo não sendo uma festa tradicionalmente brasileira, como ela tem uma comunicação muito divertida, é interessante para o supermercadista trabalhar com o seu público ou potencial consumidor, porque pode ser uma forma também de, com uma promoção ou uma ação diferente, levar para dentro da loja novos consumidores", conta o professor.
Em se tratando do mix ideal, é necessário incluir em promoções ou destacar na loja as categorias de doces, bombons, balas e demais produtos correlatos. Os supermercados também podem aproveitar a data para impactar os adultos com opções de bebidas alcoólicas, já que a ocasião permite a criação de diferentes drinques temáticos, e as versões zero álcool dos drinques. "Se eu quiser fazer uma festa divertida na minha casa e usar drinques diferentes, hoje em dia é muito fácil. Eu tenho um monte de lugar para pesquisar, experimentar e fazer. O vinho tem essa brincadeira dos vampiros. Tem vários produtos que podem ser conectados ao tema", reforça Zardo.
Para acompanhar os drinques e as bebidas, também vale disponibilizar aos consumidores petiscos típicos de festas, como queijos, embutidos, snacks, castanhas, amendoins etc.. "Os adultos também podem oferecer o presente de Halloween. Isso está crescendo. Talvez eu vá jantar na casa de alguém e levo uma brincadeira", diz.
Segundo Zardo, é importante que o consumidor tenha uma boa experiência na loja. "E pensar a jornada como um todo. A experiência envolve um pouco antes, o durante, um pouquinho depois e muito depois. Por que pensar só em um momento em que a pessoa está aqui dentro? Mas como é que eu trago mais gente? Como é que eu faço as pessoas quererem estar aqui? E mais do que isso: depois que elas vão embora, o que que elas levam de gostoso? Como é que eu a lembro disso depois?", questiona.