Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
27 de novembro de 2025

Como aproveitar a Black Friday para adiantar compras de Natal

Data pode ser oportunidade para pagar mais barato e fugir da correria de final de ano

A Black Friday, que acontece nesta semana, pode ser uma boa oportunidade para adiantar as compras de Natal. Os varejistas podem aproveitar a data para atrair o público que quer evitar o tumulto no fim do ano e ainda pagar menos pelos produtos.

LEIA TAMBÉM
A estratégia dos grandes players supermercadistas para a Black Friday
Preparação tecnológica e experiência do cliente: fatores decisivos para o sucesso do e-commerce na Black Friday

Segundo Roberto Nascimento, professor de gestão de negócios no Varejo pela ESPM, é o momento de apostar em comunicação para atingir os consumidores. “Precisa comunicar para o consumidor perceber o valor que tem a promoção. A comunicação pode aproveitar e indicar que é uma maneira de evitar a correria de dezembro e o preço inflacionado do fim de ano. A Black Friday é a oportunidade de garantir o presente com mais economia e tranquilidade”, fala.

O professor destaca que, na Black Friday, os descontos precisam ser bastante agressivos. “O brasileiro não percebe como um bom desconto menos do que 40% na Black Friday. A expectativa é alta”, conta.

Essa prática de usar as promoções da Black Friday para os presentes do Natal tem sido mais usada, nos últimos anos. “A cada ano, mais pessoas vão fazer compras de Natal na Black Friday. É um movimento que temos percebido cada vez mais”, diz Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Ele dá 5 dicas para os consumidores que pretendem aproveitar o momento

  1. Planeje
    “Faça uma lista de pessoas que quer presentear e dos presentes que quer comprar e organize uma estimativa de orçamento, limitando um teto de gastos”, indica.
  2. Acompanhe preços
    “Hoje existem grandes comparadores de preços na internet. Pesquise quanto o produto tem custado ao longo do tempo para não correr o risco de achar que está em promoção e pagar a mais”, alerta.
  3. Atente-se ao prazo de entrega
    “Se você quer comprar para o Natal, tem que ter a garantia que a entrega vai atender à sua necessidade, principalmente se o produto vier do exterior”, fala.
  4. Pesquise os vendedores
    “É importante olhar a reputação dos lojistas para não correr o risco de comprar em um aplicativo ou site mal avaliado”, diz.
  5. Cuidado com golpes
    “Este é um momento de muitos golpes e fraudes. Desconfie de links e e-mails não conhecidos. Se tiver dúvida, vá direto ao site da marca. Os golpistas colocam gatilhos para apressar o consumidor e os golpes acontecem com a pressão da urgência. Visualmente, são feitos clones muito realistas dos sites e essa pressa faz com que o consumidor perca a atenção”, aconselha.

Sakamoto indica aos varejistas que estejam atentos para essa oportunidade. “Vale se planejar para ter bons produtos com desconto verdadeiro e se atentar para a importância da garantia de entrega no Natal e para flexibilidade na troca”, completa.

Deixe seu comentário