Por Redação
9 de janeiro de 2026Açaí ganha novos sabores e embalagens para atender diferentes paladares e momentos de consumo
Produção brasileira do fruto chegou a 1,74 milhão de toneladas em 2024, e as perspectivas são de ainda mais crescimento
O açaí tem ganhado uma diversidade de sabores e novas apresentações no ponto de venda nos últimos anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2024, o Brasil produziu cerca de 1,74 milhão de toneladas do fruto, tendo como destaque o estado do Pará, que é responsável por quase 96% da produção do país.
LEIA TAMBÉM
Aqueça as vendas destacando na gôndola categorias impulsionadas pelo verão
SV TÁ ON: os desafios da sustentabilidade no varejo alimentar
Por essa razão, se cresce a produção do fruto, também tem crescido a entrada de novas marcas no varejo, como a The Best Açaí!, que lançou recentemente o The Best Shake, uma collab com a Probiótica e a Dr. Peanut. “A gente está acompanhando a tendência mundial de bebidas mais leves, refrescantes e com apelo nutricional, além da proteinização de tudo. Então criamos um shake à base de açaí com proteína, que tem baixo teor calórico e muito sabor. Ele conversa com um público que busca por algo mais saudável, menos indulgente, mas que ainda quer uma experiência gostosa. É um produto pensado totalmente para o verão”, explica Sérgio Kendy, cofundador e CEO da marca.
De acordo com o executivo, o produto atende a um consumidor que está de olho nos benefícios oferecidos pelo fruto. “A gente enxerga um consumidor cada vez menos indulgente e mais preocupado com saúde. E o açaí tem tudo para surfar essa onda, pois é naturalmente nutritivo, energético e versátil. Então, nosso foco tem sido desenvolver produtos que entreguem sabor, valor nutricional e modernidade. Ninguém quer comer algo ruim, mas também não quer cair no junk food. A reinvenção vem daí. Entender novos hábitos de consumo, construir produtos mais equilibrados e acompanhar a tendência de saudabilidade que domina o mercado”, afirma Kendy.
Para atender aos diferentes perfis de consumidores espalhados por todo país, a The Best Açaí! tem um mix amplo de produtos. “Em Minas, por exemplo, doce de leite performa superbem. No Sul, nem tanto. No Norte, o açaí mais tradicional do Pará tem mais saída. Quando se tem uma carta de opções como temos, é possível conseguir atender o paladar regional sem precisar criar um cardápio separado para cada estado. O foco é entender essas nuances e ajustar o mix para maximizar performance em cada praça”, ressalta.