Por Redação
23 de dezembro de 2025Trabalho temporário ganha força no fim do ano e pode abrir portas para efetivação
Vagas de final de ano podem ser a porta de entrada para aqueles que buscam por uma colocação fixa no mercado
Os postos de trabalho temporários, comuns no final de ano, são oportunidades para quem busca por uma oportunidade se inserirem no mercado. De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), historicamente, 1 a cada 5 trabalhadores temporários é efetivado após o término de seus contratos. A associação estima que, no último trimestre de 2025, haverá um aumento de 7,5% nas contratações, em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa a criação de cerca de 535 mil vagas temporárias, sendo 20% delas no comércio em geral.
LEIA TAMBÉM
Bazar deve unir tradição e inovação para atrair consumidores
Como organizar a exposição de aves natalinas e impulsionar as vendas
Porém, o maior desafio para os empregadores, sejam para as vagas temporárias ou fixas está na falta de capacitação da mão de obra disponível. Porém, com todos os entraves, no terceiro trimestre de 2025, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego ficou em 5,4%, a menor da série histórica, iniciada em 2012. “Assim como para todos os segmentos e regimes de trabalho, o baixo nível escolar e de qualificação dos desempregados dificulta a contratação de trabalhadores temporários, principalmente para funções mais operacionais”, explica Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem.
Em se tratando das vagas temporárias, segundo a plataforma de gestão de RH Gupy, houve um aumento de quase 3% no número de postos abertos no comércio, em novembro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Especificamente para esses candidatos temporários do final de ano, a experiência prévia ajuda muito. "Eu tenho que trazer um candidato que tenha experiência naquilo que eu estou procurando porque não tenho tempo de treiná-lo e eu preciso, já na entrevista, entender o quão empático é essa pessoa", conta Priscila Siqueira, CRO da Gupy.
Uma vez empregado, o colaborador precisa mostrar interesse. “Depois de conquistada a vaga, as principais dicas para este trabalhador são esforço, competência, dedicação e atitude proativa. Normalmente, o temporário trabalha lado a lado com um empregado efetivo. Assim, ficar atento ao que o empregado está fazendo, o tendo como referência, é um bom caminho”, explica Lopes, do Asserttem.
No entanto, há vagas em que não é preciso ter trabalhado na área como pré-requisito para pleiteá-la. “Em alguns setores e cargos não é exigida experiência prévia e nem mesmo uma formação específica ou maior qualificação. Justamente por este motivo o trabalho temporário é uma ótima oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, conta o presidente da Asserttem.
Segundo Lopes, da Asserttem, profissionais responsáveis e comprometidos apresentam maior chance de efetivação. “Para aqueles que demonstram disponibilidade e engajamento para o trabalho, com dedicação e vontade de aprender, sempre haverá a chance de efetivação ao término do contrato temporário ou em um período posterior”, explica.
