Por Redação
16 de fevereiro de 2026Assaí e Mercado Livre anunciam parceria para ampliar venda nos canais digitais
O projeto tem início para começar no segundo trimestre do ano
O Assaí anuncia parceria com o Mercado Livre para iniciar sua presença em marketplace no modelo Fulfillment. As vendas têm início previsto para o segundo trimestre de 2026 e representam a entrada do Assaí em um novo canal de vendas, integrando a evolução do Assaí Digital.
LEIA TAMBÉM
Assaí elege Rafael Sachete como novo CFO
Assaí mira aterro zero até 2035 e reforça agenda de economia circular
“A parceria com o Mercado Livre marca nossa estreia no marketplace e reforça a estratégia de ampliar a conveniência e o acesso em canais digitais, com uma operação estruturada para ganhar escala com disciplina e eficiência”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí.
“O lançamento da loja oficial do Assaí no nosso marketplace é um movimento estratégico, alinhado à evolução do e-commerce no Brasil e à nossa aposta na categoria de Alimentos e Bebidas. Trata-se de um segmento essencial para compras recorrentes e que ainda tem baixa penetração no comércio eletrônico no país, estimada em apenas 3% em 2025”, diz Fernando Yunes, vice-presidente sênior e head de Commerce do Mercado Livre na América Latina.
Por meio do marketplace, o cliente poderá adquirir produtos do Assaí em uma jornada integrada, com a possibilidade de compor um único carrinho com itens de diferentes vendedores e categorias, utilizando a infraestrutura logística do Mercado Livre para uma experiência de entrega rápida e integrada.
O mix inicial de produtos foi definido para permitir aprendizado operacional e disciplina econômica, priorizando categorias não perecíveis de boa recorrência de compra e maior tíquete dentro de mercearia seca, limpeza, bebidas e itens selecionados não alimentares. Além da entrada do Assaí no marketplace do Mercado Livre.
Diferentemente dos modelos de last mile baseados em picking a partir das lojas físicas, a operação será realizada no formato fulfillment. O Assaí é responsável por enviar os produtos aos Centros de Distribuição do Mercado Livre, que assume as etapas de armazenagem, separação, preparação dos pedidos e entrega ao cliente final.
As vendas ao consumidor terão início no segundo trimestre de 2026 para a região sudeste e depois serão ampliadas para todo o Brasil até o final deste ano.
“Essa parceria representa mais do que a abertura de um novo canal de vendas: é parte da evolução da estratégia digital do Assaí, que combina ativos físicos, eficiência operacional e inteligência de dados para construir novas avenidas de crescimento. Nesta parceria, adotamos o modelo fulfillment, com uma visão de longo prazo, aberta à expansão gradual de formatos, categorias e oportunidades dentro do ecossistema digital”, complementa Julio Gentilim, diretor Executivo de Planejamento Estratégico e Digital do Assaí.
