Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
21 de janeiro de 2026

Como os supermercados litorâneos se preparam para o verão?

Lojas usam dados de temporadas anteriores para ajudar a prever as necessidades e atender os consumidores da melhor maneira

No verão, os supermercados das cidades litorâneas costumam ter um maior fluxo de consumidores, por isso, as lojas precisam estar preparadas para dar conta da demanda e fechar a estação com bons resultados.

LEIA TAMBÉM

A preparação começa com meses de antecedência. No OXXO, por exemplo, para atender a demanda da estação que começa em dezembro e abrange o Carnaval, as ações já começam no início do ano e incluem reforço de estoque, utilização de estruturas de cross docking, como pontos de apoio logístico regionais, ampliação de frota dedicada e a preparação de pallets prontos no Centro de Distribuição de Cajamar, na Grande São Paulo, com os principais produtos de destaque da temporada. O objetivo desse planejamento integrado é garantir eficiência operacional, agilidade no abastecimento e disponibilidade de produtos desde o início da alta temporada.

No Angeloni, os ajustes se iniciam com, pelo menos, 6 meses de antecedência. “Esse trabalho envolve uma preparação ampla e integrada, que vai desde ajustes na infraestrutura física das unidades até o planejamento detalhado de compras, logística e operações. A antecipação é fundamental para garantir abastecimento adequado, fluidez no atendimento e uma experiência de compra positiva durante o período de maior fluxo de clientes”, fala José Augusto Fretta, diretor presidente do Angeloni.

Segundo o Marketing do Mercadão Atacadista, a preparação das lojas do litoral para o verão começa no final de setembro. Esse período é fundamental para organizar estoques, definir o mix de produtos sazonais e garantir que tudo esteja pronto antes do aumento do fluxo de clientes.

No Tenda, as preparações também têm início na mesma época. "As lojas do litoral iniciam a preparação para o verão no começo de setembro, quando entram em pauta o planejamento comercial, operacional e de comunicação. A partir de 15 de novembro, as ações locais ganham mais intensidade, acompanhando o aumento do fluxo de clientes típico do período. Essa antecedência permite olhar com profundidade para o comportamento do consumidor, analisando históricos de vendas, fluxo e padrões de compra para antecipar demandas, definir sortimento e estruturar um calendário promocional mais eficiente”, conta Fernando Alfano, COO do Tenda. “Entender como o cliente se comporta nesse período é sempre o ponto de partida para garantir relevância, disponibilidade e uma experiência de compra mais fluida no pico da temporada", completa.

Uma preocupação do varejo supermercadista é justamente olhar para o comportamento do consumidor na temporada anterior para prever a demanda. “Todo esse processo parte da leitura atenta do consumidor: seus hábitos, frequência de compra, sensibilidade a preço e comportamento ao longo da temporada. A partir disso, ajustamos ofertas, comunicações e ativações, com o objetivo de fortalecer o relacionamento, estimular recorrência e capturar oportunidades de aumento de ticket de forma consistente", completa Vinicius Porto, CMO do Tenda.

“Há uma atenção especial à disponibilidade de produtos com maior demanda no verão, como bebidas e carnes, importados e eletro, além de toda a linha de itens sazonais típicos da estação. Também é essencial reforçar a operação, com aumento significativo da força de trabalho: em algumas lojas, o Angeloni chega a contratar até 100 colaboradores adicionais em relação ao quadro normal. Esse reforço garante agilidade, organização e qualidade no atendimento mesmo nos períodos de pico”, explica o diretor presidente da rede.

A ambientação da loja também é adaptada para facilitar a vida dos consumidores e, assim, garantir mais vendas. No Mercadão Atacadista, durante o verão, os itens sazonais, principalmente produtos perecíveis e bebidas, ganham maior destaque na loja, passando a ocupar áreas de maior visibilidade, como pontas de gôndola, ilhas promocionais e espaços previamente reservados para atender a alta demanda da estação.

No OXXO, a organização e a exposição dos produtos são pensadas para facilitar a jornada de compra, estimular a experimentação e atender ao consumo imediato, característica marcante da estação. Essa adaptação do planograma, combinada ao abastecimento frequente, garante maior conversão e disponibilidade no ponto de venda. Algumas categorias, como bebidas geladas, drinks prontos (RTD), snacks, sorvetes e itens de conveniência, ganham ainda mais protagonismo em função da sazonalidade de consumo e passam a ocupar posições estratégicas dentro da loja.

Comentários(1)
Cleide da Silveira Pinto de Paula
22 de janeiro de 2026 às 11:42

Desejo comprar sua calda de sorvete espresso

Responder
Deixe seu comentário