Entrevista
Entrevista 11 de julho de 2023

Sergio Caetano deixa cadeira de CEO do Supermercados Caetano

De pacoteiro a diretor, executivo conta sua trajetória na companhia e comenta sobre os próximos desafios

No fim do último mês, Sergio Caetano comunicou sua saída do Supermercados Caetano, rede com cinco lojas localizadas no interior de São Paulo. "Com um misto de emoção e gratidão, mas certo de que cumpri meu papel da melhor forma, enquanto fiquei na empresa nestes 34 anos, tomei a difícil decisão de encerrar esse capítulo em minha história", declarou o empresário. Conheça a trajetória do executivo nessa matéria exclusiva da SuperVarejo.

Serginho, como é conhecido no setor, é filho de um dos seis irmãos fundadores da rede supermercadista, inaugurada em 1978. Já em 1989 e com apenas 12 anos de idade, Sergio iniciou efetivamente suas atividades na companhia, como pacoteiro. Em seu caminho no Caetano, além de diretor, Serginho passou por cargos como repositor, operador de caixa, conferente, gerente de loja, gerente de marketing e comprador.

Primeira proposta de emprego de Sergio Caetano para a vaga de repositor. (Crédito/Acervo pessoal Sergio Caetano)

Já formado em Economia, ao cursar seu primeiro MBA de Gestão e Estratégias de Supermercados pela FGV, em 2009, Sergio decidiu se afastar de suas atividades no supermercado para fundar sua própria agência de publicidade especializada em supermercados. O empresário continuou como sócio e conselheiro do negócio da família, na época. "Abri a Agência SC (de Sergio Caetano). No auge da pandemia mudamos o nome dela para NewVarejo Marketing Estratégico. Atualmente a agência atende 16 redes de supermercados no Brasil. Destaco que temos dois clientes desde o MBA, onde os mesmos cursaram comigo. De 2010 até maio de 2019, dediquei meu tempo ao crescimento da agência", diz o executivo.

Após 10 anos, em 2019, os sócios do Caetano compraram as cotas de dois sócios-fundadores do supermercado. Logo após, Sergio foi convidado por seus primos a voltar às atividades e assumir a diretoria juntamente com André Luís Caetano, que, naquele tempo, era o vice-diretor. "Prontamente eu aceitei o convite para voltar à empresa e ser diretor. Voltei porque eu quis e por ser um sonho do meu pai, de ver o filho como diretor na empresa que ele fundou. Infelizmente ele não viu, pois 4 meses antes de assumir a diretoria, ele acabou falecendo. Mas voltei empolgado, com muita energia para dar continuidade e honrar a história que meu pai construiu no Caetano."

Serginho Caetano Filho ao lado de seu pai, Sergio Caetano (1938 - 2019). (Crédito/Acervo pessoal)

Com a experiência que Sergio adquiriu aos longos dos anos, principalmente após vivenciar 10 anos trocando insights com clientes e amigos supermercadistas em sua agência de publicidade, o empresário retornou ao Caetano com a bagagem cheia e com muitas estratégias de vendas e de expansão para a rede. "Assumi como diretor do Caetano em 19 de junho de 2019. Sob meu comando, nesses 4 anos, inauguramos duas lojas (Campinas e Itu). Conseguimos, também, aumentar as vendas e subir 34 posições no Ranking da ABRAS, ocupando atualmente a 144ª posição no Brasil. Sinto-me abençoado por saber que fiz o meu melhor no período em que estive no Caetano, dando continuidade na história em que meu pai iniciou em 1978. Tenho certeza de que eu pude honrar a história dele", comemora Serginho. "Meu objetivo agora é me dedicar à minha agência de publicidade, para ela crescer ainda mais no meio varejista", conclui.

Após a saída de Sergio Caetano, seu primo André Caetano e Guilherme Simões, da terceira geração da família, assumiram a diretoria da rede de supermercados que possui lojas em Valinhos, Vinhedo, Itu e Campinas, em São Paulo.

Deixe seu comentário