Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Entrevista
...
Por Redação
16 de janeiro de 2025

De mercearia a rede consolidada: a trajetória do Barbosa Supermercados

Conheça a história da companhia, que nasceu em 1976 em Guarulhos, na Grande São Paulo, e atualmente opera 36 lojas

Fundado em 1976 como uma mercearia, no bairro Taboão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Barbosa Supermercados hoje tem 36 lojas, quase todas com funcionamento 24 horas por dia, que somam mais de 500 checkouts e empregam cerca de 5.300 colaboradores. Em 2024, a empresa fechou com crescimento de 6,94% no faturamento, no comparativo com as mesmas lojas em 2023. Para 2025, a meta é ter um crescimento de cerca de 7,5%, com base comparável das mesmas lojas.

LEIA TAMBÉM

“O diferencial nosso é a qualidade. A gente oferece produtos com qualidade num preço bom. Se tiver que cair a margem, a gente reduz, mas a ideia é não ser injusto, é ter recompra. A gente prefere não ter o resultado que algumas lojas têm a curto prazo, mas a longo prazo ganha esse respeito do cliente”, fala Juliano Kerth, CEO do Barbosa Supermercados para a SuperVarejo.


Inicialmente como uma mercearia, o Barbosa foi fundado em 1976. (Crédito/Divulgação)

A expansão foi feita aos poucos. Após a morte do fundador Antonio Barbosa, em 1986, o filho Nelson, ainda hoje presidente da empresa, assumiu os negócios da família. No mesmo ano, a mercearia virou mercado e foi sendo expandida até que, em 2002, a segunda loja foi inaugurada. De lá para cá, o crescimento foi consistente, com praticamente uma loja nova ao ano, na Grande São Paulo e no interior do estado, com presença em Tatuí, Sorocaba e São José dos Campos.

A profissionalização da gestão coincide com a chegada de Kerth à empresa. Em 2016, ele foi contratado como CFO e passou a atuar ao lado de outros dois diretores: um de Operações e outro, Comercial. Desde então, o organograma da empresa já passou por algumas mudanças, mas sempre com a preocupação de manter a boa gestão.


Juliano Kerth é CEO da rede de supermercados Barbosa. (Crédito/Divulgação)

“Colocamos sistema SAP, auditoria interna, também trabalhamos bastante a sucessão e governança familiar. Hoje o filho do sr. Nelson e da dona Andreia, o Nelsinho, está na área comercial e está sendo treinado para no futuro assumir a empresa, mas sem nenhuma ansiedade”, diz Kerth, que se tornou CEO em 2021.

No ano passado, a rede Barbosa Supermercados passou por uma nova reestruturação, com a criação dos cargos de Head de Operações, Head Comercial e Head de TI, com líderes que se reportam diretamente ao CEO e ao presidente. “Tinha um dos gerentes comerciais, com visão estratégica, que já merecia essa promoção e também isso ajudou a desafogar um pouco para mim e para sr. Nelson, já que antes os gerentes se reportavam diretamente a nós dois. Foi o momento certo, mas precisava realmente ter um Head em cada área”, fala o executivo.

Outra mudança recente foi a revisão no número de lojas que seriam abertas. A meta inicial era ter 45 lojas até o fim de 2026, mas com a alta dos juros, o planejamento foi alterado. “Antes da pandemia, a gente tinha um projeto de abrir 3 lojas por ano. Quando chegou 2020, com a inflação na construção civil e a alta dos juros, nós reduzimos para 2 lojas por ano. Este ano, deve ser uma loja só. Com esses juros altos, a gente revisou esse crescimento e deve terminar o ano que vem com 39, 40 lojas no máximo”, afirma.

O raio de atuação do Barbosa Supermercados é de até 160 km da cidade de São Paulo e a expansão é feita, geralmente, com a construção de lojas novas em parceria com investidores. “Essa conta de comprar loja não está valendo a pena. É melhor montar uma loja nova, embora seja muito difícil achar ponto. Uma loja nossa, se for construir do chão, tem que comprar o terreno, construir o galpão e fazer as instalações. Se eu consigo um investidor que compre o terreno e bote o galpão, eu só coloco a instalação, um terço”, explica. Neste modelo, o investidor tem seu retorno por meio do aluguel do espaço.


Fachada de uma loja do Barbosa. (Crédito/Divulgação)

O público-alvo do Barbosa Supermercados é classes B e C, que podem comprar em lojas de 3 tamanhos. As pequenas até 1.000m2; as médias, de 1.000m2 até 1.600m2; e as grandes, até 2.300m2. “A gente tem produtos bons, diferenciados. O que a gente viu é que o pessoal da periferia também gosta de comprar produtos bons. A nossa margem bruta não é alta. A gente foca em preços, mas oferece uma variedade de produtos grandes. Algumas lojas têm até 23 mil itens”, conta.


Interior de uma das lojas da rede de supermercados Barbosa. (Crédito/Divulgação)

A companhia também tem investido em gestão de talentos. No ano passado, os cerca de 500 líderes receberam um treinamento em programação neurolinguística (PNL). “A gente vê que o funcionário feliz em casa, traz aquele ambiente feliz para o trabalho e traz mais resultados. Então, a gente trabalhou a felicidade na vida dele. Temos feito um investimento forte no nosso RH”, diz.

Essa foi uma das estratégias para ajudar a reduzir uma das grandes dores do varejo: o turn over. A rede tem tido dificuldade de preencher as vagas e reter os funcionários, principalmente do período noturno. “A gente tem que reter os bons. Tem que ter uma liderança muito boa. O foco está nos encarregados de loja”, conta.

Comentários(7)
fabiana cristina da silva
05 de abril de 2025 às 14:50

Olá me chamo fabiana cristina gostaria de saber porque o supermercado barbosa não emprega ex funcionario , eu já trabalhei no barbosa faz alguns anos, eu gostaria de uma outra oportunidade eu era operadora de caixa na epóca desde já obrigado pela resposta

Responder
Bruno Silveira
04 de fevereiro de 2025 às 16:13

Sou cliente e parceiro do Supermercado Barbosa. Parabéns pela história e pelas lindas lojas e ótimo atendimento!!

Responder
Luiz Carlos Rodrigues Peres
21 de janeiro de 2025 às 20:49

nosso supermercado aqui de Barueri, sofreu danos com a chuva de dezembro, sou cliente desde quando era Osvaldo e Joel, produtos de ótima qualidade e preços bons, torço para breve recuperação, um abs a voces

Responder
Valdir Carleto
19 de janeiro de 2025 às 17:18

É um orgulho para Guarulhos ter sido berço dessa rede que não para de crescer. É uma empresa administrada de forma racional, mas sempre com um olhar de atenção para o consumidor, além de proximidade com os colaboradores.

Responder
ALESSANDRO DE SOUZA AGUIAR
17 de janeiro de 2025 às 12:47

Barbosa tem Lojas lindas, ótimos preços e ótimo atendimento! Gosto muito!

Responder
Herbert de Andrade
17 de janeiro de 2025 às 12:23

Parabéns aos diretores desta companhia atendo esta rede e vemos que tem enorme potencial de crescimento sempre.

Responder
Marcos Roberto dos Santos
17 de janeiro de 2025 às 12:07

O grupo Barbosa com toda essa Reestruturação ao meu ver já deve entrar na Bandeira de AtacaRejo e vou dar uma ideia da primeira loja para atacado onde era o Assaí nações unidas vocês inauguraram uma loja próximo do supermercado pedreira que hoje é Públic porque não entrar com uma bandeira de AtacaRejo que hoje é o foco de todos .

Responder
Deixe seu comentário