
Por Redação
21 de julho de 2025Supermercados ajudam consumidor a fazer a festa
Área de bazar com produtos de aniversário estrategicamente preparada é segredo para atrair mais compradores
O supermercado é um canal estratégico para a venda de produtos para festas de aniversário. Para ter o mix ideal é preciso saber qual é a demanda do público de cada loja e ficar atento às tendências do momento. Para agradar os pais (que buscam atender os desejos dos filhos), produtos com personagens da moda podem ser um bom atrativo e, para conquistar os demais públicos, algumas opções que combinam entre si, podem ser a melhor saída.
LEIA TAMBÉM
Férias escolares: mix ideal e ativações atraem público
Bazar: vale a pena manter o setor nos supermercados?
“Esse canal é estratégico tanto por conta do perfil do consumidor quanto de visibilidade e, por isso, a Regina tem cuidados especiais para ele. Precisamos considerar também que nem todas as cidades possuem uma loja especializada de festas, mas certamente possuem um supermercado sendo, portanto, um importante canal de distribuição de produtos e até uma referência nessas cidades para quem deseja organizar uma festa”, conta Jorge Janolio Junior, gerente de Produto da Regina Festas.
O mix de produtos Regina Festas que é encontrado nos supermercados inclui velas, bandejas e pratos laminados, forminhas e porta-forminhas para doces e salgados, balões, faixas, sacos de papel e de plástico, copos, pratos, talheres, corantes, essências, itens para entretenimento dos convidados, entre outros.
De acordo com o gerente, a escolha é feita com base no know-how de 54 anos da empresa no mercado de festas. “O supermercado deve estar pronto para atender situações como uma festa não programada, para poucos participantes, mais intimista ou uma festa que acontecerá junto com outro evento, como um churrasco, uma visita à pizzaria ou uma reunião no trabalho. O consumidor pode sair do supermercado com algo mais que ‘apenas um bolinho’, e ter um espaço na loja dedicado a isso ajuda a apresentar outros produtos que concretizarão a festa idealizada ou ampliarão a ideia inicial do consumidor”, fala.
As opções de cores dos itens precisam ser assertivas, e uma dica de Janolio Junior é apostar em itens que são fáceis de combinar ou que atendem a ocasiões ou ambientes diferentes. “Ter velas nas cores azul, pink e ouro, por exemplo, ampliam o leque de perfis de festa, porém, ter a vela branca é uma aposta necessária para coordenar com festas, bolos ou ambientes de outras cores”, diz.
Um dos itens que fazem sucesso no supermercado é a vela +1, que ocupa apenas um gancho no PDV e possibilita uma brincadeira com a idade. “São insights como esses que ajudam a deixar o espaço completo e, ao mesmo tempo, vendedor”, afirma.
Outra boa estratégia é saber as tendências que estão em alta, principalmente entre as crianças, já que elas influenciam nas compras. “Nós sabemos que quando o pai ou a mãe vai acompanhado de uma criança ao supermercado o sortimento sobe em relação a famílias que vão sozinhas. O que atrai os pais é o que atrai as crianças porque os pais, de modo geral, procuram atender aos reclames dos filhos. Então, a maneira de atrair a atenção dos pais é considerar os desejos das crianças”, explica Claudio Felisoni, professor da FIA Business School. “As crianças têm vontades que são voláteis, oscilam muito em função das considerações momentâneas. Hoje o super-herói é o Homem de Ferro; amanhã, o Homem-Aranha”, complementa o especialista em varejo.
De acordo com Felisoni, o mix precisa estar estruturado para atender a necessidade dos clientes. “Quanto mais itens conectados com aquela necessidade você tiver, evidentemente é mais vantajoso”, diz.
O espaço nas gôndolas que será destinado aos produtos para festas de aniversário precisa ser determinado a partir da análise dos dados de cada loja para entender as características do público que frequenta o ponto de venda e dimensionar.