Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
11 de fevereiro de 2026

Supermercados focam nos foliões e no comportamento de consumo durante o Carnaval

Conveniência e experiência são fundamentais para atender a demanda de quem está aproveitando a festa

Para garantir boas vendas nos dias de Carnaval, os supermercados se preparam para atender as demandas dos foliões, principalmente quando se trata de lojas que estão localizadas nos “trajetos” comuns aos blocos carnavalescos. Para os supermercados que não estão no “caminho da folia”, a dica é ficar atenta a três fatores para incrementar o faturamento no período.

LEIA TAMBÉM
Bebidas funcionais, energéticas e alternativas: a nova disputa por espaço na gôndola
Varejo inicia 2026 em retração, com queda real de 1,5% em janeiro

“O primeiro movimento é a conveniência. Cresce muito a procura por produtos prontos, embalagens menores e porções individuais. O segundo é saúde e bem-estar. Mesmo em datas festivas, bebidas funcionais, opções com menos açúcar e snacks mais naturais aparecem cada vez mais no carrinho (ainda mais, quando se fala das gerações mais novas). E o terceiro é experiência. Ambientação temática, ativações de marca e campanhas influenciam muito a decisão de compra”, afirma Fernanda Dalben, diretora de Marketing e Trade Marketing da rede Dalben.

A preparação para suprir essas demandas nos supermercados deve começar semanas antes da data. Segundo Fernanda, é preciso olhar histórico de vendas, reforçar estoque, negociar espaços extras com a indústria e alinhar comercial, trade marketing e operação para deixar a loja preparada. “A gente observa o comportamento do cliente: quem vai viajar, quem vai ficar em casa, quem vai receber amigos. A partir disso, montamos missões de compra claras, com ambientação temática e campanhas nichadas e personalizadas”, explica.

No geral, os produtos precisam chamar a atenção do folião que está em busca de praticidade e refrescância. Bebidas geladas, snacks, itens para churrasco, alimentos prontos, frutas, gelo, protetor solar e produtos de cuidado pessoal são o que se destacam. “Mas mais do que produtos, o consumidor quer solução. Combos prontos, kits para reunir amigos, pontos extras bem posicionados e uma comunicação clara fazem toda a diferença na loja”, dá a dica.

Deixe seu comentário