Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
20 de novembro de 2025

Aplicativos e sites de supermercados ganham relevância na Black Friday

Integração entre físico e virtual é parte da estratégia para oferecer uma boa experiência para o consumidor

A Black Friday, no Brasil, sempre teve bastante força no ambiente on-line. Segundo a pesquisa "Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025", feita numa parceria entre Dito CRM e Opinion Box, os canais mais usados para compras no varejo em geral, durante a Black Friday 2024, foram sites (57%) e aplicativos de lojas (52%).

LEIA TAMBÉM
Como datas como a Black Friday podem impulsionar as vendas nos supermercados
Supermercados também devem aproveitar a Black Friday

Nos supermercados, a data serve como incentivo para estratégias digitais. “O digital está ganhando relevância não só na Black Friday, como em qualquer momento. Hoje, em alguns mercados, tem uma fila praticamente só para entregador que está fazendo compras para outras pessoas. Isso já é uma realidade. Atualmente é mais rápido comprar pelo aplicativo. Você pode receber produtos em até 12 minutos”, fala Felipe Wasserman, professor de comportamento do consumidor da ESPM.

Os aplicativos de entrega são a maneira que os mercados menores encontram de se inserir no digital. “O pequeno supermercado ainda não aproveita a Black Friday como deve ser e é um momento que está todo mundo com esse desejo de compra. Então, é um momento de oportunidade de verdade”, explica o professor.

O OXXO é uma das redes que se beneficia dos aplicativos de entrega e tem iFood e Rappi como canais digitais oficiais. São mais de 600 lojas 24 horas que conseguem que suas entregas sejam feitas graças a essas parcerias. Segundo a rede de mercado, na Black Friday, a presença nas plataformas é reforçada com ofertas especiais e campanhas que valorizam conveniência, preço e disponibilidade. A integração entre on-line e físico do modelo omnicanal do OXXO é o que garante entregas rápidas e uma experiência consistente entre o físico e o digital.

No GPA, o aplicativo e o e-commerce são fundamentais para fortalecer a relação com o cliente e ampliar as oportunidades de compra. "Eles permitem conveniência, personalização de ofertas e maior proximidade, reforçando o nosso papel em oferecer uma jornada integrada e fluida. E aqui no GPA, os canais on-line do Pão de Açúcar e do Extra são parte central da estratégia da companhia, registrando crescimento de 16,4% no segundo trimestre deste ano, com 13% de participação nas vendas da companhia e R$ 2,4 bilhões nos últimos 12 meses", conta Victor Maglio, Diretor de E-Commerce do GPA.

A integração do físico e do digital também é parte da estratégia. "O GPA vem investindo em soluções que tornam a jornada do cliente mais fluida. Essa integração permite ao cliente transitar entre canais com a mesma experiência de qualidade e conveniência. Hoje, os clientes multicanais do GPA têm uma frequência de compra três vezes maior e ticket médio quatro vezes superior aos que compram em um único canal, o que reforça o sucesso dessa estratégia", fala o executivo.

A Coop também tem investido no digital, que se torna cada vez mais relevante. "O app e o e-commerce ampliam a conveniência e a personalização da experiência de compra, conectando o cooperado à marca em qualquer momento e lugar. Na Black Friday, esses canais ganham ainda mais protagonismo, facilitando o acesso às melhores ofertas”, diz Vanessa Gonçalves, gerente de Marketing da Coop.

Durante todo o ano, há uma alta taxa de compras recorrentes e o aumento de pessoas acessando o site e aplicativo da Coop todos os meses. "O digital deixa de ser apenas um canal de venda para assumir um papel estratégico na construção de relacionamento com nossos cooperados", fala Carla Santana, coordenadora de e-commerce da Coop.

O Grupo Carrefour Brasil é outro que visa oferecer uma experiência omnicanal para seus clientes. "O e-commerce é totalmente estratégico para nossa rede, uma vez que, muito mais que vender, fideliza nossos clientes, oferecendo conveniência e uma experiência integrada. Ao longo do ano, o digital garante um alcance ampliado (o e-commerce alimentar da empresa é um dos líderes no país) e, mais importante, nos fornece dados valiosos", afirma Marco Alcolezi, Diretor Executivo de Operações Hiper, Super e Proximidade do Carrefour.

Segundo o executivo, com base na análise do comportamento de milhões de usuários digitais são desenvolvidas estratégias de CRM personalizadas, que permitem o aprimoramento das ofertas e a otimização da jornada de compra dos consumidores.

"Durante a Black Friday, que é uma das principais datas do varejo, observamos um aumento significativo no uso do e-commerce, com foco na otimização da experiência digital. Trata-se de um investimento estratégico, pois a tecnologia torna a jornada do cliente mais ágil e personalizada, além de aumentar a eficiência operacional, como, por exemplo, na automação de conteúdos de catálogo, oferecendo aos clientes opções de consumo das quais eles já estão acostumados", complementa.

Deixe seu comentário