Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
18 de junho de 2025

Férias escolares: mix ideal e ativações atraem público

A presença das crianças em casa pode incrementar as vendas nos supermercados no mês de julho

O período de férias escolares se aproxima e pode trazer boas oportunidades para os supermercados aumentarem suas vendas, já que a criançada, muitas vezes, visita o ponto de venda com os pais ou mesmo inspira os adultos a comprarem mais por indulgência, para agradá-los no período que estão mais próximos.

LEIA TAMBÉM
Degustação nos supermercados: uma estratégia que ativa os sentidos e impulsiona as vendas
O que deve ser pensado por uma marca, antes de passar por um processo de rebranding? 

Para um bom mix de produtos, é importante considerar o momento. “As crianças vão estar mais presentes no supermercado. Tem que ter um ajuste de mix, claro. O mais óbvio e adaptável é focar em snacks, lanches, pipoca, etc, aproveitando a época de festa junina. O lanche da escola agora será feito em casa”, explica Artur Motta, coordenador do MBA de Marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialista em varejo.

Essa preparação do lanche em casa também pode ser uma oportunidade para oferecer os ingredientes para um bolo, por exemplo. Se o supermercado tem um setor de bazar também é indicado colocar alguns produtos de volta às aulas, como caderno, lápis, mochila e outros. “Por causa da mudança de semestre, sempre há alguma renovação de material escolar”, diz o professor.

Outra dica é, caso o supermercado trabalhe com brinquedos no mix, preparar um espaço especial para exibir esses produtos, chamando a atenção de pais e filhos. “O jogo Uno, por exemplo, faz sucesso e ocupa um espaço pequeno no ponto de venda. Brinquedos de cartas em geral são boas opções”, fala.

Além dos produtos adequados, é essencial preparar a loja para receber esse público. “Não basta mexer no mix. O ideal é fazer ativações porque as crianças irão frequentar mais o supermercado. Por isso é necessário proporcionar um ambiente em que a criança se sinta mais agradável”, fala Motta.

Segundo o professor, investir em degustações, presença de personagens, distribuição de balões e uma minicolônia de férias são algumas das maneiras de transformar a ida ao supermercado durante as férias em uma opção de passeio. É essencial conhecer bem o público para adotar a estratégia mais adequada.

Deixe seu comentário