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Varejo
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Por Redação
25 de dezembro de 2025

Marcas regionais ajudam supermercados a se diferenciar

Produtos locais têm mais proximidade com a comunidade, representam a identidade de cada região e carregam tradição

Os supermercados que abrem espaço para as marcas regionais já perceberam que esses produtos podem ser diferenciais competitivos. Produtos locais representam as diferentes regiões onde são produzidos e podem despertar um sentimento de identidade na comunidade.

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Na Coop, as marcas regionais fazem parte da estratégia de diferenciação e fortalecem a relevância local do portfólio da rede, além de estarem alinhadas com a vocação cooperativista da empresa. “As marcas regionais carregam identidade, tradição e uma conexão muito genuína com o consumidor. E, para uma cooperativa como a nossa, essa proximidade é natural: cooperar com a comunidade é cooperar com aqueles que fazem do nosso negócio um sucesso. Essa essência nos coloca em posição privilegiada para reconhecer, apoiar e escalar produtores e indústrias locais que desejam crescer junto com a Coop”, diz Andrea Pinto, diretora comercial.

De acordo com a executiva, outra vantagem é que muitas dessas marcas apresentam um approach comercial mais competitivo. Elas contribuem para a democratização do consumo e melhora o giro das categorias, o que é “elemento central para a eficiência no varejo, setor em que grande parte do resultado está diretamente ligado à velocidade de giro e à assertividade do sortimento”, completa.

As marcas regionais também ajudam a ampliar a identificação dos consumidores com a loja. “Isso reforça a sensação de pertencimento, ao mesmo tempo em que permite trabalhar sortimentos exclusivos, muitas vezes indisponíveis em grandes redes nacionais, favorecendo estratégias comerciais mais ágeis e personalizadas. Além de elevar a percepção de frescor, autenticidade e produção local, essas marcas fortalecem a missão da Coop de impulsionar o desenvolvimento regional por meio do cooperativismo”, afirma Andrea.

A Coop segue um processo estruturado para garantir que a marca regional disponibilizada no PDV tenha consistência no sortimento e segurança na experiência de compra. “Avaliamos o cumprimento de todas as regularizações padrão aplicáveis a cada categoria, assegurando qualidade, conformidade e responsabilidade. Consideramos ainda a capacidade de produção e abastecimento contínuo, a competitividade comercial, a eficiência logística e a aderência ao posicionamento estratégico da Coop”, fala a executiva.

Entre as marcas que estão nas gôndolas da Coop estão a Marpa de Sorocaba, o refrigerante Rossi de Tatuí, o Café Jaguari de Sorocaba, o Café Morro Grande de Piracicaba, o feijão e o arroz Vencedor de Sorocaba e o arroz Saboroso de São José. “Em essência, elas ajudam a Coop a se diferenciar não apenas pelo preço, mas pela relevância cultural e pela capacidade de construir vínculos profundos e genuínos com a comunidade que chamamos de casa”, diz a diretora comercial.

O Supermercados BH também procura valorizar as marcas regionais. “Entendemos que elas fazem parte da cultura e dos hábitos de consumo dos mineiros e capixabas. Nosso modelo comercial prioriza a proximidade com a comunidade e produtos que representem a identidade de cada região. Por isso, mantemos um relacionamento próximo com fornecedores locais, apoiamos a expansão dessas indústrias e buscamos desenvolver parcerias que gerem valor para todos: clientes, fornecedores e varejo”, afirma Bruno de Oliveira, diretor Comercial da rede.

De acordo com o executivo, fortalecer marcas regionais também é assumir um compromisso de responsabilidade social. “Ao impulsionar negócios locais, contribuímos para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico nas comunidades onde atuamos. Esse ciclo virtuoso reforça nosso papel como agente de transformação e nosso compromisso contínuo com o crescimento sustentável das regiões que nos acolhem”, fala.

Disponibilizar produtos locais nas gôndolas reforça a proposta de valor do mercado que se baseia em variedade, preço justo, qualidade e identificação com o consumidor. “As marcas locais carregam afeto, história e confiança, atributos que fortalecem a conexão do cliente com o ponto de venda. Além disso, por estarem mais próximas do mercado, essas empresas conseguem responder com agilidade às demandas de consumo, oferecendo produtos com excelente relação custo-benefício. Para nós, isso se traduz em uma gôndola mais atrativa, relevante e alinhada ao gosto do público”, diz Oliveira.

Para estar no Supermercados BH, a marca regional precisa atender a alguns critérios, como qualidade do produto, regularidade fiscal e sanitária, capacidade de abastecimento, competitividade comercial e segurança alimentar. “Também consideramos a adequação ao mix de cada região e a capacidade do fornecedor em manter processos produtivos consistentes. Prezamos por relações de longo prazo com parceiros que compartilham do nosso compromisso com o consumidor”, complementa.

Segundo o diretor Comercial do Supermercados BH, dar espaço para as marcas regionais traz vantagens para todos os lados. “Para o supermercado, elas ampliam o sortimento com produtos que conversam com a cultura e com o paladar da região, fortalecem a diferenciação frente à concorrência e criam vínculos mais profundos com o cliente. Para o consumidor, elas representam proximidade, confiança e acesso a itens que fazem parte do seu dia a dia. E, para a economia local, impulsionam empregos, fortalecem a cadeia produtiva e incentivam o crescimento de indústrias regionais”, conta.

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