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Varejo
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Por Redação
24 de setembro de 2025

OXXO faz do “espaço perdido” um motor para novos negócios

Rede transforma áreas ociosas das lojas em pontos de conveniência, parcerias e experiência para o cliente

A OXXO achou uma maneira criativa e rentável de dar vida a áreas externas pouco aproveitadas das suas lojas. O que antes eram recuos, sobras de terreno ou cantos sem uso agora viraram pontos de conveniência, receita e relacionamento com a comunidade. “Passamos a extrair novas receitas que agregam ao negócio principal sem concorrer com ele, além de reduzir custos fixos e dar vida a locais que, antes, se tornavam passivos”, conta Victor Simões, head de Real Estate do Grupo Nós, responsável pela operação da rede no Brasil.

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A ideia é simples: ocupar espaços pequenos — de 4 m² a 50 m² — que normalmente não teriam função. Mas a escolha de quem entra ali é estratégica. A OXXO busca por parceiros que complementem o negócio, não atrapalhem a operação e tragam conveniência para o cliente.

Hoje já existem acordos com empresas de mobilidade urbana, delivery e energia limpa, que não só atraem novos consumidores como também fortalecem a estrutura digital da rede, ampliando a base de entregadores conectados às lojas. Os resultados são animadores. Além da receita vinda do aluguel dos espaços, as lojas viram o fluxo de clientes crescer — especialmente nas categorias de café, bebidas geladas, snacks e foodservice. Combos e promoções voltados a esse público deram ainda mais gás ao projeto.

Outro efeito positivo da estratégia tem sido na conservação das unidades. Áreas que antes ficavam abandonadas agora estão iluminadas, sinalizadas e bem cuidadas, o que melhora a sensação de segurança e evita usos indevidos, como descarte irregular de lixo ou estacionamento errado. “Quando a área recebe uma destinação adequada, exige menos manutenção e influencia positivamente a percepção da comunidade em relação à loja”, explica Simões.

Além do caixa

A OXXO também vê a iniciativa como um jeito de reforçar sua proposta de valor: ser mais do que um ponto de compra, mas também um ponto de encontro. Inspirada na teoria da “janela quebrada” - proposta por James Q. Wilson e George Kelling, em que afirmam que sinais visíveis de desordem e negligência criam um ambiente que encoraja o aumento de vandalismo e, eventualmente, deterioração social, a rede acredita que um espaço bem cuidado transmite segurança, valoriza o entorno e melhora a experiência do cliente.

Ao oferecer novos serviços e parceiros, a OXXO fortalece sua imagem como ponto de encontro e não apenas de compra. A estratégia também libera os colaboradores para atividades mais estratégicas, ampliando a conveniência e reforçando o vínculo da marca com a comunidade.

Com mais da metade das lojas já mapeadas para receber esse tipo de aproveitamento, a OXXO prepara a expansão da iniciativa para toda a rede. “Queremos ampliar a diversidade de parceiros e criar um ecossistema integrado que beneficie clientes, operação e comunidade”, projeta Simões.


Comentários(2)
Robson Ferreira
25 de setembro de 2025 às 18:38

Tenho um grande produto para a rede oxxo As parmegianas congeladas Com esse produto. Ira sair na frente dos grandes redes do setor Com o produto inovador

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Ricardo Castro
25 de setembro de 2025 às 18:13

Muito Interessante

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