Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
4 de setembro de 2025

Raízen encerra parceria com a FEMSA e deixará comando da OXXO no Brasil

A joint venture ficará com 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café

A Raízen, joint venture entre o grupo Cosan e a petrolífera Shell, anunciou nesta quinta-feira (04) o encerramento da joint venture com a FEMSA de rede de lojas de conveniência Grupo Nós.

LEIA TAMBÉM
Raízen estuda vender participação da OXXO
OXXO e iFood ampliam parceria para entregas no delivery na capital paulista 

Com o fim da parceria estratégica, a produtora de açúcar e etanol ficará 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café e seguirá desenvolvendo oferta por meio do modelo prioritário de franquias em sua rede de postos Shell.

Já a FEMSA receberá 611 mercados OXXO e o centro de distribuição em Cajamar, São Paulo, além de dívidas e caixa disponíveis do Grupo Nós.

"Essa decisão está alinhada à estratégia de reciclagem e simplificação do portfólio de negócios da Raízen, permitindo maior foco e agilidade na execução de sua Oferta Integrada Shell", disse a Raízen, acrescentando que a conclusão da operação está sujeita à aprovação do órgão antitruste Cade.

A FEMSA afirmou, em comunicado, que a rede OXXO Brasil é uma "prioridade estratégica" dentro da estratégia de seu negócio de varejo. "Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do OXXO neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da FEMSA", disse José Antônio Fernández Garza, diretor geral da FEMSA Retail.

Entenda:

Em novembro de 2024, a Raízen, estava considerando a venda de uma participação em suas usinas de etanol de segunda geração (E2G) como forma de levantar recursos para novos investimentos e ajudar a Cosan, seu principal acionista, a reduzir o nível de endividamento.

A companhia também avaliava a possibilidade de vender sua participação na operadora brasileira das lojas de conveniência OXXO, que não é considerada um ativo estratégico para os negócios da Raízen.

Deixe seu comentário