
Por Redação
30 de julho de 2025Bebidas prontas para beber ganham espaço no mercado
Misturas alcoólicas, licores e bebidas proteicas estão caindo no gosto dos consumidores
As bebidas prontas para beber, alcoólicas ou não, têm atraído os consumidores nos supermercados e, atenta a essa tendência, a indústria de bebidas tem investido nesses produtos.
LEIA TAMBÉM
Tequila ganha destaque nas gôndolas e mira consumidor brasileiro mais exigente
Vinhos ganham espaço nos supermercados com adegas renovadas, eventos sazonais e rótulos inovadores
"A categoria de RTDs é bastante abrangente e inclui tanto bebidas alcoólicas quanto não alcoólicas. No segmento alcoólico, se destacam os coquetéis prontos e bebidas mistas com vodka, gin ou cachaça. Já no campo das não alcoólicas, há espaço para chás gelados, cafés pronto, energéticos e até águas saborizadas. Interessante que o segmento não alcoólico tem mostrado dinamismo, principalmente com a busca por bebidas funcionais e saudáveis. Em ambos os casos, o envase em lata tem sido uma escolha preferencial por agregar valor à experiência do consumidor", fala Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas (Associação Brasileira da Lata).
De acordo com Cândido, alguns fatores estão impulsionando o crescimento do mercado de RTDs no Brasil. “Em primeiro lugar, a mudança de comportamento do consumidor, que busca conveniência e novas experiências sensoriais, é um grande motor. A urbanização, o ritmo acelerado de vida nas grandes cidades e o crescimento do consumo on-the-go também favorecem a categoria. Outro fator relevante é a inovação das indústrias de bebidas e embalagens. O desenvolvimento de novos sabores, ingredientes e combinações tem atraído a atenção do público. As latas de alumínio oferecem, ainda, vantagens logísticas, facilidade de reciclagem e uma excelente barreira contra luz e oxigênio, o que garante a qualidade do produto”, defende.
Se forem consideradas apenas as bebidas alcoólicas RTD, de acordo com uma pesquisa da InsightAce Analytic, o mercado global fechou 2024 com valor de US$ 40,1 bilhões (cerca de R$ 223 bi) e tem previsão de chegar a US$ 117,9 bilhões (R$ 655,65 bi) até 2034, crescendo 11,5% ao ano de 2025 a 2034.
Segundo levantamento da Scanntech, na comparação entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, as misturas alcoólicas prontas para beber tiveram aumento de 6,5% em volume e 2% em preço/kg nas vendas. No período dos 6 primeiros meses do ano de 2024 para 2025, houve uma pequena queda de 1% em volume e um aumento de 5,9% no preço/kg.
A Linha 51 Ice, do portfólio da Cia. Muller, ganhou 2 novos sabores este ano: 51 Ice Tea Pêssego e 51 Ice Melancia. O produto foi criado pensando no público jovem, que gosta de bebidas leves, saborosas e práticas e tem impulsionado a categoria de RTD (ready-to-drink) da empresa. A marca ainda pode ser encontrada nos sabores Limão, Fruit Mix, Balada, Kiwi e Maracujá, e na versão não alcoólica e sem açúcar 51 Ice Zero Três Limões.
O Grupo Heineken também tem apostado na categoria RTD, com a linha Amstel Vibes. “O fator principal da escolha de drinques prontos é o sabor. Com a evolução de repertório e paladar, as pessoas buscam cada vez mais essa diversidade nas escolhas de bebidas, seja pela ocasião ou pelo contexto, com necessidades diferentes a serem atendidas”, explica Cristina Martins Nascimento, gerente de marketing de Beyond Beer do Grupo Heineken.
A executiva do grupo conta que, por ser uma categoria nova para a companhia, eles ainda estão em fase de construção e de aprendizado, com o compromisso de alavancar, prioritariamente, a experimentação. “Prova disso é o patrocínio que faremos ao The Town deste ano, onde a marca entra, pela primeira vez, em um festival de grande proporção”, anuncia.
Entre as bebidas alcoólicas prontas para beber, o licor também tem apresentado bom desempenho, segundo a Scanntech. Comparando o primeiro semestre de 2023 com o de 2024, houve um crescimento de 1,2% no volume e de 13,1% no preço/kg. Nos 6 primeiros meses de 2024 para o mesmo período de 2025, o volume aumentou 13,5% e o preço/kg, 4%.
Bebidas prontas não alcoólicas
Além das misturas alcoólicas, também têm crescido o consumo de outras bebidas prontas para beber. Entre elas, se destacam as bebidas proteicas, que têm o apelo de saudabilidade e praticidade. Para os praticantes de esportes, esses produtos facilitam a ingestão de proteína em quantidades maiores, já que nem sempre é fácil alcançar o tanto necessário para repor o que é gasto com a alimentação convencional.
O mesmo estudo da Scanntech mostrou que as bebidas proteicas cresceram 40,5% em volume e tiveram queda de 8,1% no preço/kg, na comparação do primeiro semestre de 2023 para o mesmo período de 2024, e de 12,8% em volume e 1,1% em preço/kg, do primeiro semestre de 2024 para o mesmo período de 2025.
Uma das marcas que colocou no mercado recentemente seu produto pronto para beber com mais proteína é a Nescafé. O novo Nescafé Pro-Energy une, na mesma bebida, proteína, cafeína e TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média), uma fonte de energia de rápida absorção que favorece o desempenho físico e mental, segundo o fabricante.
A Verde Campo também está apostando na categoria de bebidas prontas e lançou o shake Natural Whey 100% Whey Protein, que não precisa de refrigeração, nos sabores morango e chocolate. “Com o lançamento da nossa bebida láctea proteica, entregamos ao mercado um produto inovador, pensado para o consumidor que valoriza conveniência sem abrir mão da excelência nutricional”, afirma Fábio Ferreira, CEO da Verde Campo.
Na última edição da APAS SHOW, em maio deste ano, a Piracanjuba apresentou ao público suas linhas de bebidas prontas com mais proteína. Em parceria com a Milky Moo, desenvolveu 2 produtos: Piracanjuba + Milky Moo, nos sabores Mimosa e Pandora, e Piracanjuba Pirakids + Milky Moo Chicletin. A empresa também lançou o Piracanjuba Zquad, nas versões Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e o Emana Caramel Coffee.