
Por Redação
8 de agosto de 2025Como trabalhar opções para o Dia dos Pais nos supermercados
A dica é compor a gôndola de acordo com os resultados dos anos anteriores
Parte do sucesso financeiro dos supermercados é baseado na construção do sortimento ideal de produtos. Em datas festivas, é preciso ainda mais atenção para não ficar com estoque parado depois da comemoração. Este ano, o calendário favorece o Dia dos Pais, já que ele acontece depois do quinto dia útil, quando a maioria dos consumidores já recebeu seu salário ou benefícios, e os supermercados podem aproveitar para melhorar as vendas na sazonalidade.
LEIA TAMBÉM
Cesta de Dia dos Pais apresentou alta de 5,9% nas vendas em volume em julho
APAS Experience ABC promove conexão, conteúdo e inovação para o varejo alimentar
“Essa é uma boa data para o varejo como um todo. Toda data festiva tem tendência ao aumento de vendas, mas não existe uma fórmula mágica que atenda a todos os varejistas. Por isso, é muito importante trabalhar com dados”, diz Artur Motta, Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM.
Segundo o professor, cada varejista deve olhar os resultados dos anos anteriores para criar um sortimento que atenda às necessidades de seu público, que pode variar bastante de uma loja para a outra. “A minha dica é voltar no Dia dos Pais do ano anterior e rever como foi estruturado o mix. Teve alguma categoria que vendeu mais? Ou alguma que vendeu menos? Houve aumento de rendimento, no tíquete médio, etc...”, fala.
Algumas categorias ganham destaque na data. Umas por serem uma boa opção para presentear ou outras por serem indicadas para um almoço especial, como itens para churrasco, eletroeletrônicos e perfumaria. “Antes os supermercados trabalhavam muito com bazar e eletroeletrônicos. Isso diminuiu, mas tem havido o crescimento de outras categorias. Cerveja especial, por exemplo, é um movimento recente. Outra opção é chocolate premium importado, ou mesmo cortes diferentes de carnes para o churrasco.”, conta.
Para destacar os produtos na gôndola, a estratégia do cross merchanding sempre é uma boa opção, uma vez que disponibiliza no mesmo espaço produtos de categorias diferentes, mas que combinam entre si, como cerveja com carnes, vinho com fondue, morango com chocolate. “Isso ajuda o consumidor a ter uma decisão do todo. Ele pode ver a solução completa ali”, completa.
Outra dica do professor é investir na tematização da loja. “O estabelecimento precisa se lembrar que está no Dia dos Pais. Dessa forma ações como falar no rádio da loja, ou explorar a exposição através de itens de tíquete mais elevado também. Mas o principal é a comunicação visual”, indica.
Motta também lembra que é bom ter um especialista para ajudar o consumidor. “Um promotor de vendas da própria loja ajudando no processo de decisão com certeza vai contribuir para a alavancagem das vendas”, afirma.