Por Redação
1 de janeiro de 2026Como os supermercados podem evitar desperdícios no final do ano
Planejamento e uso inteligente de dados são algumas das estratégias para não ter prejuízo com perdas no período
Os últimos meses do ano – principalmente dezembro - é uma época de muito movimento no varejo. Para atender às demandas dos consumidores, que vão às compras para realizar o abastecimento, de olho nas comemorações natalinas e de reveillon, os supermercados preparam os estoques, mas é preciso cuidado para evitar que haja desperdício.
“O principal cuidado está no planejamento antecipado e no uso inteligente de dados para tomada de decisão mais assertiva. O fim de ano traz picos de consumo muito específicos, em categorias sazonais também, e isso exige leitura histórica de vendas, análise de comportamento do cliente e ajustes finos de sortimento. Além disso, é fundamental reforçar rotinas operacionais no PDV, como controle de validade, reposição correta e comunicação”, analisa Fernanda Dalben, diretora de Marketing e Trade Marketing do Dalben Supermercados.
Um dos pontos a serem observados é justamente fazer uma boa gestão com equilíbrio entre disponibilidade e giro. “Trabalhamos com previsões de demanda baseadas em dados históricos, calendário sazonal e ações promocionais, além de acompanhamento diário de sell-out e de ruptura”, complementa Fernanda.
Segundo a executiva, atualmente, o avanço tecnológico é um grande aliado para conseguir ter mais eficiência na gestão do estoque. “O uso de tecnologia ajuda a identificar desvios rapidamente, e a corrigir rotas em tempo real, assim como a colaboração com a indústria pode auxiliar o varejista a ajustar volumes, prazos de entrega e reposição”, analisa.
Como as festas de final de ano acontecem no verão, época de temperaturas altas em todo o Brasil, entre os produtos, os itens que fazem parte da categoria de perecíveis precisam de cuidado extra. “O verão exige atenção redobrada, especialmente em produtos perecíveis e refrigerados. Por isso, é importante garantir a manutenção preventiva de equipamentos, incluindo o ar-condicionado das lojas, ter cuidado com a exposição, o transporte e o manuseio deste tipo de produto”, alerta.