Por Redação
2 de janeiro de 2026Tendências de verão no mercado de bebidas: inovação, saudabilidade e conveniência aceleram o consumo na alta estação
Especialistas e representantes da indústria analisam como o verão redefine formulações, embalagens, estratégias de PDV e oportunidades para marcas de todos os portes no varejo brasileiro.
O verão brasileiro consolida-se como o período mais determinante para o mercado de bebidas, combinando altas temperaturas, maior socialização e mudanças claras nas preferências do consumidor. A estação potencializa a busca por refrescância, saudabilidade e praticidade, influenciando diretamente a expansão de categorias como funcionais, energéticos, bebidas leves, artesanais e versões sem ou de baixo teor alcoólico. Neste cenário, especialistas evidenciam como marcas observam comportamentos que moldam portfólios, estratégias de distribuição e ações no ponto de venda.
Segundo Helena Costa de Andrade, analista de negócios do Sebrae-SP, o verão intensifica movimentos de consumo que já vinham ganhando força ao longo dos últimos anos. “Os movimentos de consumo que mais se destacam no verão brasileiro estão diretamente ligados ao aumento das temperaturas e à evolução do estilo de vida do consumidor, que hoje prioriza saúde, bem-estar e moderação. O calor eleva significativamente o volume de consumo e cria o cenário ideal para categorias que entregam mais do que uma simples refrescância”, diz.
Um exemplo claro, de acordo com Helena, é o grande crescimento da cerveja sem álcool. “Segundo a Neotrust Confi, o consumo de cerveja sem álcool cresceu 200% no país, e o Brasil saltou de 140 milhões para 702 milhões de litros entre 2019 e 2024, tornando-se o segundo maior mercado mundial da categoria, de acordo com Euromonitor e World Brewing Alliance. Paralelamente, a busca por saudabilidade impulsiona bebidas funcionais. A ABENUTRI estima que o segmento já movimenta R$ 10 bilhões por ano e cresce 8% anualmente, em grande parte devido ao consumidor que, no verão, procura hidratar-se com produtos que ofereçam benefícios adicionais como energia, imunidade, digestão mais leve e recuperação pós-balada. Isso fortalece categorias como chás funcionais, kombuchas, águas saborizadas, energéticos naturais, isotônicos e bebidas proteicas prontas”, explica a especialista do Sebrae.
Para a analista, o período também favorece estratégias de expansão de micro e pequenas empresas. “O verão é a melhor oportunidade do ano para micro e pequenas empresas de bebidas porque concentra maior volume de consumo e maior abertura do público para experimentar novidades. Esse cenário permite testar produtos de sabores sazonais, versões mais leves ou funcionais, com risco reduzido e feedback rápido dos clientes. A alta rotatividade de bebidas na estação também facilita negociar espaço no varejo: muitos pontos de venda reforçam a variedade e buscam novidades que tragam frescor e boa margem. O verão é um palco natural para fortalecer posicionamento e as empresas de bebidas podem se conectar a estilos de vida da estação”, analisa Helena Andrade.
Consumo imediato, funcionalidade e expansão de portfólio
A analista de negócios do Sebrae-SP entende que estratégias de exposição tornam-se ainda mais determinantes na alta estação. “Quando falamos de comércio, as bebidas precisam estar visíveis, acessíveis e muito geladas. Por isso, geladeiras estrategicamente posicionadas próximas à entrada, ao caixa ou em áreas de maior circulação aumentam significativamente a conversão. As tendências do verão brasileiro conversam muito com o que já vem acontecendo em mercados maduros como Europa, EUA e Austrália, mas com dois diferenciais importantes: o peso do calor tropical e o papel cultural da ‘cerveja gelada’ na vida social. Quem conseguir traduzir tendências globais em produtos ‘com cara de Brasil’ tem boa chance de crescer no mercado interno”, destaca Helena.
Para Dayane Titon Cardoso, diretora comercial e de marketing da Baly Brasil, o verão também impulsiona ajustes estratégicos no segmento de energéticos. “No verão, percebemos um consumo mais impulsivo, um consumo maior pela sazonalidade, quando as pessoas buscam por refrescância, leveza e conveniência. Há também a busca crescente por produtos com menos açúcar, fórmulas equilibradas e sabores ligados ao clima tropical. Esses movimentos guiam todo o nosso planejamento, que tem foco no consumidor e nas tendências de mercado. Com isso, ampliamos a linha Zero, fortalecemos sabores que combinam com altas temperaturas e impulsionamos inovações funcionais, como o Baly Muscle Protein – o primeiro energético proteico do mundo – e o Baly Hidrate, um isotônico para atender diferentes momentos de consumo”, aponta.
A executiva destaca ainda o papel estratégico das edições limitadas já que os sabores sazonais têm grande força para atrair novos consumidores e estimular recompra, especialmente no verão. “A Edição Celebre é um exemplo disso: Champanhe, Caipirinha e Floripa Spritz, sabores inspirados em drinks, sem álcool e com reduzido teor de açúcar, que criam desejo e viram conversa espontânea. Esses lançamentos energizam o portfólio, ampliam a categoria e mostram que inovação pode, sim, movimentar o mercado em períodos estratégicos”, salienta Cardoso.
Jovens consumidores e presença estratégica no verão
De acordo com a diretora, a presença qualificada em PDV é determinante durante a alta estação. “O PDV é decisivo, no verão é mais acirrado, mas a Baly está sempre presente no PDV em todas as épocas do ano. Investimos em ilhas 360°, pontos extras, comunicação de impacto, mix completo e ativações que permitem ao shopper conhecer nossas novidades na hora da compra. Além disso, trabalhamos com dados para ajustar sortimento por praça e garantir abastecimento firme, com reposição ágil e foco em exposição contínua nos pontos de maior fluxo”, afirma a executiva.
Segundo a diretora comercial e de marketing da Baly Brasil, inovação e funcionalidade caminham juntas para atender o público jovem. “O público jovem quer sabor, experiência, conveniência e benefício real. Por isso, unimos inovação com funcionalidade: energéticos sem álcool, com vitaminas, o Baly Muscle Protein com colágeno de alta performance e o isotônico Baly Hidrate, que entrega hidratação completa. Esse equilíbrio permite que a Baly atenda desde quem busca energia para o dia a dia até quem pratica esportes ou precisa de recuperação rápida no calor. Baly está presente em todas as ocasiões de consumo.”, observa a diretora.
A executiva também reforça o papel de ativações de marca na alta estação. “As ativações são fundamentais para levar a marca para o território do verão. Eventos esportivos, presença em praias, parcerias estratégicas e experiências pensadas para o público jovem fortalecem a conexão e permitem experimentação direta. Quando levamos nossos produtos para o ambiente onde o consumidor está relaxando, se divertindo ou praticando esporte, criamos vínculo verdadeiro e expandimos o alcance da marca com autenticidade”, completa Cardoso.