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Mercado 22 de dezembro de 2023

Como os supermercados devem se preparar para o Natal

Conheça a estratégia que inclui definir mix ideal, decoração, trilha sonora e até cross merchandising na principal data sazonal

O clima de Natal já tomou conta das lojas desde o começo do mês de dezembro e os supermercados vivem a expectativa para a data sazonal mais importante do ano. Nesse cenário, as lojas precisam definir o mix de produtos ideal para o período, a decoração que vai estimular o consumidor a comprar, assim como promoções atrativas e estratégia de cross merchandising.

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De acordo com Tatiana Sismeiro, gerente de marketing da rede Supermercados Avenida, o Natal é a data sazonal mais esperada pelo supermercadista e consumidores e, por isso, a estratégia de incremento de mix precisa envolver toda equipe comercial e fornecedores. “É necessário agregar um encantamento, despertar no consumidor o desejo de comprar, experimentar e sentir o tão esperado sabor do natal, que envolve muito o emocional. O mix de Natal vai além de alimento e bebida, é família, amigos, união. Isso é venda agregada a emoção”, explica.

Para a executiva do Avenida, a decoração no varejo é a primeira a aparecer e na primeira fornada dos panettones o consumidor descobre que o Natal está chegando nos supermercados. “Já preparamos esse clima com decoração de árvores e materiais de PDV dos fornecedores para começar a alavancar a venda da sazonalidade. Além disso, a rádio indoor já está com as trilhas de Natal e o som já nos leva ao estímulo de compras”, afirma Tatiana.

Kits e cross merchandising

Dino Gueno, professor de marketing de vendas da ESPM, destaca o clima de loja como fundamental para o período de Natal, incluindo músicas natalinas e a presença do papai noel. “Este clima cria contexto para as pessoas comprarem mais. O natal remete a conexões com a família em momentos de celebração, onde o consumidor tende a gastar mais. Oferecer cestas e diferentes kits de produtos facilita a tomada de decisão do cliente e aumenta o ticket médio, por exemplo”, diz o professor.

Segundo Gueno, além dos kits podem ser criados para atender diferentes perfis de consumidores, outro ponto importante para os supermercados neste período é fechar parceria com marcas populares que o consumidor reconhece. “Assim, as redes varejistas conseguem desenvolver pontos promocionais nas lojas e destacar os produtos sazonais. Já nas degustações, é fundamental focar em produtos de alto valor agregado, ou seja, itens que não estão na cesta do cliente”, ensina.

Para as ações de cross merchandising neste período, a gerente de marketing da rede Supermercados Avenida aponta para produtos que agregam na finalização dos pratos de Natal, ou itens que complementam as bebidas. “É o que chamamos de ‘algo a mais’, seja para um drink especial ou uma especiaria para finalizar os assados, como temperos, molhos especiais, assadeiras descartáveis de alumínio. Já no FLV e na padaria, produtos para finalizar saladas, sobremesas e criar na cabeça do consumidor a receita pronta e posta à mesa. O Natal é magia e ela sempre inicia no supermercado e termina na mesa das famílias e amigos”, completa Tatiana Sismeiro.

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