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Indústria
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Por Redação
12 de setembro de 2025

Indústrias apostam em novas categorias e movimentam as gôndolas do varejo alimentar

Marcas ampliam portfólio alinhadas a tendências e necessidades de um consumidor plural e multicanal

A busca por conveniência, inovação e saudabilidade tem acelerado um movimento estratégico entre as grandes indústrias que atuam no varejo supermercadista: o lançamento de novas categorias de produtos que dialogam com os novos hábitos de consumo. União, marca centenária da Camil, e o Grupo 3corações são dois exemplos de empresas que têm apostado em inovação para ampliar presença nas gôndolas e reforçar a conexão com os consumidores.

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Com mais de 115 anos de história, União vem ampliando seu portfólio e, recentemente, ingressou na categoria de cápsulas de café espresso. Segundo Flavia Molina, CMO da Camil, a decisão foi motivada pelo crescimento da categoria no Brasil e pelo comportamento do consumidor, que busca por conveniência sem abrir mão de qualidade. “O objetivo foi consolidar ainda mais a presença de União nas gôndolas e ampliar a conexão da marca com o consumidor por meio de soluções que unem tradição e inovação, além disso, as cápsulas chegam como resposta tanto à demanda por praticidade, como também pelo sabor e pelo ritual do café no dia a dia”, afirma a executiva.

O produto chega em cinco blends distintos, incluindo uma opção descafeinada, desenvolvidos especialmente para o paladar brasileiro. O diferencial competitivo, segundo Flavia, está na combinação da força de uma marca centenária com blends exclusivos que se destacaram em atributos como crema e sabor em pesquisas com consumidores. “A receptividade tem sido positiva, com forte presença nas redes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sul do país”, diz.

Já o Grupo 3corações, tradicional líder no segmento de cafés, decidiu diversificar seu portfólio e expandir para categorias como bebidas funcionais, drip coffee e barras proteicas. De acordo com Anderson Spada, head de Marketing do grupo, a estratégia acompanha as transformações de comportamento do consumidor. “As pessoas buscam por conveniência, saudabilidade e propósito em suas escolhas, sem abrir mão do sabor. Isso nos motivou a expandir para novas categorias, que se conectam à rotina dinâmica do consumidor moderno e ampliam a presença da marca em diferentes momentos de consumo”, explica.

As novas barras proteicas da 3corações foram inspiradas nos sabores de cappuccinos da marca e oferecem 15g de proteína por unidade, zero glúten e energia natural do café, em quatro sabores: Classic, Chocolate, Cookie N’ Cream e Caramelo Salgado. Para o consumidor, representam uma combinação de nutrição, indulgência e praticidade; para o supermercadista, são uma oportunidade de aumentar tíquete médio e atrair consumidores atentos à categoria de saudabilidade.

Tanto a União quanto 3corações enfatizam que seguem atentas às tendências de consumo para avaliar novas oportunidades que envolvem as novas expectativas dos consumidores, tais como a conveniência premium, indulgência acessível, bem-estar e personalização de produtos e ofertas.

E para o supermercadista, a lição é clara: acompanhar a inovação das indústrias e apostar em parcerias estratégicas pode ser decisivo para conquistar o consumidor em busca de experiências mais completas dentro das lojas.

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