
Por Redação
29 de julho de 2025Tequila ganha destaque nas gôndolas e mira consumidor brasileiro mais exigente
O Brasil se destaca entre os mercados com maior potencial de crescimento no consumo de tequila
Neste mês de julho foi comemorado o Dia da Tequila, uma data que não apenas celebra a bebida tradicional mexicana, mas também aponta para um mercado em expansão. Segundo a consultoria International Wine & Spirits Research (IWSR), o consumo global de tequila deve crescer 9% ao ano até 2027 e o Brasil está entre os países com potencial de destaque nesse movimento.
LEIA TAMBÉM
Canal de supermercados impulsiona as vendas de conhaque e whisky, trazendo para a categoria, novos públicos
Vinhos ganham espaço nos supermercados com adegas renovadas, eventos sazonais e rótulos inovadores
No varejo, a oportunidade é clara: organizar, educar e encantar o consumidor nas gôndolas.
A Casa Cuervo, produtora de tequila e dona das marcas Jose Cuervo, 1800 Tequila e Maestro Dobel, responde hoje por 80% do mercado brasileiro. Todo o portfólio é importado e distribuído pela Aurora Fine Brands, que vem investindo em ações estratégicas para ampliar o conhecimento do consumidor brasileiro sobre a categoria.
“Ainda não estamos no patamar dos Estados Unidos, onde a tequila rivaliza com vodca e uísque, mas já vemos uma mudança no comportamento local: cresce o interesse por tequilas premium e envelhecidas”, afirma Marcelo Pereira, gerente da divisão de Destilados da Aurora Fine Brands.
Além das ações de marketing e degustações em pontos de venda, o foco também está em facilitar a escolha do consumidor nas prateleiras. “Buscamos organizar os rótulos por categoria branca, reposado, añejo e cristalina com informações claras sobre indicações de consumo”, explica Pereira.
Entre os lançamentos, destaque para a 1800 Milenio, outro atrativo são as tequilas cristalinas, como Maestro Dobel Diamante e 1800 Cristalino. “São tequilas envelhecidas que passam por filtragem com carvão ativado, o que lhes confere transparência sem perder a complexidade de aroma e sabor. Esse processo revolucionou o consumo no México, e agora estamos trazendo essa inovação ao Brasil”, acrescenta Pereira.
Para redes como o Dalben Supermercados, a data comemorativa aliada ao clima mais frio favorece o consumo e permite ativações criativas, mesmo diante das restrições legais da publicidade de bebidas alcoólicas. “É uma chance de colocar o produto em evidência e atrair o cliente com novidades e experiências sensoriais”, afirma Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede.
Com expectativa de crescimento e cada vez mais opções sofisticadas, a tequila se consolida como um produto que vai além da Margarita: ela entra nos drinks de inverno, nas prateleiras bem-organizadas e nas escolhas conscientes de um consumidor em busca de autenticidade.