
Por Redação
27 de junho de 2025Vinhos ganham espaço nos supermercados com adegas renovadas, eventos sazonais e rótulos inovadores
A chegada dos dias mais frios e a mudança nos hábitos dos consumidores são oportunidades na categoria no varejo alimentar
O mercado de vinhos no canal supermercado avança para além da tradicional sazonalidade e tem apostado em experiências mais sofisticadas e inclusivas. Redes como o Supermercados Mundial (RJ) investem em equipes especializadas e festivais temáticos ao longo do ano, enquanto a Rede Dalben (SP) reinaugura adega moderna e realiza feiras promocionais. Ao mesmo tempo, vinícolas como a chilena Santa Rita inovam com lançamentos como o 120 Zero.4, um vinho sem álcool voltado para consumidores que priorizam saúde e bem-estar, sinalizando uma nova fase para o setor, que busca equilibrar tradição, diversidade e novos perfis de consumo.
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Paulino Costinha, gerente comercial responsável pela compra das bebidas no Supermercados Mundial, diz que a rede investe em equipe profissional para ter pessoas preparadas para dar todas as informações e dicas que os clientes necessitam em toda a área de vinhos. Segundo o executivo, o mercado está se ajustando para venda de vinhos de valor agregado maior. “Na rede Mundial, existe sazonalidade nas nossas vendas, que nos dois primeiros meses promovemos o Festival de espumantes e vinhos brancos. Entre os meses de junho e julho, o Festival de vinhos de inverno e em dezembro, as bebidas típicas das festas de fim de ano”.
Já a adega do supermercado Dalben, de Valinhos (SP) está de cara nova. “Reinauguramos um espaço ainda mais acolhedor, moderno e repleto de rótulos incríveis, dos clássicos aos mais ousados. E para celebrar esse novo momento, fizemos a nossa Feira de Vinhos, em maio, com preços especiais para que os clientes pudessem abastecer suas adegas para o período mais frio”, diz Fernanda Dalben, diretora de Marketing.
De olho nas oportunidades, o grupo Santa Rita Estates, da vinícola chilena Santa Rita anunciou o lançamento do 120 Zero.4, um vinho sem álcool e com apenas 25 calorias por taça, voltado para um novo perfil de consumidor que busca saúde e bem-estar, mas sem abrir mão do prazer do vinho. “O lançamento do 120 Zero.4 representa um passo importante na nossa estratégia de inovação. Sabemos que o mercado está mudando, e miramos consumidores que priorizam uma vida saudável e bem-estar e, portanto, escolhem produtos com baixo ou nenhum teor alcoólico. Essa é uma nova categoria e, como Santa Rita, sentimos a responsabilidade de liderar esse movimento com qualidade e credibilidade”, afirma Juan Pablo, Consiglio, Country Manager do grupo no Brasil.
De acordo com o executivo, além do lançamento, o grupo tem reforçado junto ao segmento supermercadista a linha 120 Delight, bebidas que apresentam menos teor alcoólico e baixa caloria; a linha Medalla Real e os vinhos da linha de alta gama, com foco em consumidores que buscam por vinhos de guarda, como a linha Floresta, Bougainville, Pewen de Apalta e Triple C.