Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
28 de novembro de 2025

Black Friday deve reforçar compra de essenciais no varejo alimentar

Data volta a coincidir com salário e 13º e reforça perfil de abastecimento no varejo alimentar

A Black Friday de 2025 tende a repetir um movimento já observado no varejo alimentar brasileiro, a priorização de itens essenciais, o reforço de dispensa e a busca por embalagens maiores, a análise da Scanntech, aponta que o calendário deste ano cria novamente o cenário ideal para esse comportamento. A data volta a ocorrer logo após o pagamento do salário e da parcela do décimo terceiro, gatilho que aumenta a liquidez e direciona as famílias para compras de abastecimento.

LEIA TAMBÉM
Como aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal
A estratégia dos grandes players supermercadistas para a Black Friday

“Quando o consumidor chega à Black Friday com dinheiro na conta, ele enxerga a data como oportunidade de abastecimento. Esse padrão deve se repetir em 2025, com força”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

A empresa prevê três pilares que devem definir a edição deste ano: forte movimento nos essenciais; busca por embalagens maiores e compras de reposição antecipada; e o atacarejo como principal canal de compra. Segundo Priscila, o consumidor atual está empregado e com renda real em melhora, porém permanece cauteloso. “Ele evita compromissos longos, como a troca de um eletrodoméstico. Mas não reduz a compra do dia a dia. Pelo contrário, aproveita a Black Friday para aliviar custos essenciais”, afirma.

Anos diferentes

A edição de 2024, teve exatamente o mesmo alinhamento de calendário, registrou um crescimento de 19% no faturamento do varejo alimentar durante a semana sazonal. No dia da promoção, o avanço foi ainda maior, com alta de 27,5% na comparação anual, impulsionada pela maior liquidez gerada pelo salário e pelo pagamento do décimo terceiro.

Os itens que mais contribuíram para o avanço, e que contribuíram com percentuais relevantes para o crescimento do faturamento, foram os essenciais e de alto giro, especialmente leite (13%), cerveja (12%), arroz (11%), refrigerante (10%) e açúcar (5%).

Com o calendário favorável e o comportamento já sinalizado, a orientação para o varejo é clara: foco em itens essenciais e bebidas, categorias que historicamente concentram a maior contribuição para o faturamento na data. “A melhor estratégia para 2025 é preparar o sortimento dos itens de maior giro e planejar promoções de forma sustentável. A oportunidade está exatamente ali”, complementa Ariani.

Deixe seu comentário