
Por Redação
7 de maio de 2025Como o espaço da loja pode influenciar na decisão de compra
O layout das lojas, quando planejado estrategicamente com foco em zonas de circulação, vitrine e posicionamento de produtos, pode atuar diretamente o comportamento de compra
O layout de uma loja vai muito além da estética: ele é uma poderosa ferramenta de vendas. O uso estratégico de zonas quentes e frias dentro do ambiente comercial, por exemplo, tem impacto direto no volume de compras. As zonas quentes – áreas com maior fluxo de pessoas, como a entrada e os corredores principais – devem concentrar produtos de alto giro ou lançamentos, maximizando sua visibilidade. Já as zonas frias, com menos circulação, precisam de estímulos para atrair o consumidor, como promoções chamativas, espelhos ou itens visualmente marcantes.
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Outro ponto fundamental é o cuidado com a vitrine e a entrada do estabelecimento, que funcionam como o “cartão de visitas” da loja. São esses elementos que despertam a atenção de quem passa e podem determinar se a pessoa decide entrar ou não. Vitrines bem elaboradas, com cores harmoniosas, produtos bem posicionados e um toque criativo, despertam o desejo de compra logo no primeiro olhar. A entrada, por sua vez, deve estar sempre limpa e organizada, com uma comunicação visual clara e convidativa, sem excesso de informações.
No interior da loja, o posicionamento dos produtos nas prateleiras também tem papel crucial na jornada de compra. Itens posicionados na altura dos olhos têm maior chance de serem escolhidos, justamente por estarem no campo de visão mais direto do consumidor. Já produtos colocados muito acima ou abaixo exigem esforço e tendem a ser ignorados. Por isso, produtos mais estratégicos ou de maior margem de lucro devem ser dispostos em locais de destaque, onde sejam facilmente notados.
Para a especialista em vendas, Marya Lópes, a disposição dos produtos também é fundamental para estimular a compra cruzada que, nada mais é, do que oferecer produtos complementares de forma inteligente. “Ao colocar uma calça ao lado de uma blusa, ou um pão perto de uma geleia, o cliente automaticamente visualiza o uso combinado e isso ativa um gatilho mental de conveniência e praticidade. Quando a loja organiza os produtos como se estivesse contando uma história de uso, ela aumenta o ticket médio sem parecer forçada”, acredita.
Quando o varejista compreende e aplica esses princípios, transforma o espaço físico da loja em um ambiente que guia o consumidor de forma quase intuitiva até a decisão de compra. O layout bem planejado não apenas melhora a experiência de quem compra, mas também potencializa os resultados de quem vende. Afinal, no varejo, cada detalhe no ambiente pode ser a diferença entre sair da loja com uma sacola cheia ou de mãos vazias.