
Por Kátia Bello
28 de abril de 2025Como inovar nos layouts de loja?
Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo
Sempre que uma nova loja física vai ser implantada, ou uma loja vai ser reformada, abre-se uma oportunidade de reflexão sobre qual layout adotar. Surge então um briefing das necessidades e desejos a serem contemplados.
Neste momento, precisamos pensar se de fato é um desejo do supermercadista realmente inovar ou não. Se perguntarmos para as pessoas se elas gostam de inovação e querem inovar, a maioria provavelmente dirá que sim. Aí entramos num segundo momento muito importante, para decidir se o grau de inovação se dará com melhorias incrementais pontuais, ou se serão criadas soluções inéditas.
Uma inovação inédita em layout é aquela que inaugura uma nova geração de lojas de uma rede, ou seja, o layout é estudado para proporcionar novas experiências de compra para os clientes, um jeito novo de comprar que eles não experimentaram antes. Um exemplo recente de inovação que fizemos no layout de um cliente nosso, foi a maneira como as pessoas podem comprar ou consumir comida pronta dentro da loja. Na experiência de alimentação anterior, os clientes podiam se servir de um buffet por kilo somente no horário do almoço, ou levar porções de comida para consumo em casa. Na nova loja, desenhamos um layout para propiciar uma experiência imersiva de alimentação dentro do supermercado, inovando também nas opções. Além do buffet por kilo e porções de comida embalada, foi introduzido um novo mix composto de variedades de comida japonesa preparadas na hora, massas artesanais de fabricação própria, carnes direto do grill com escolha de opções de acompanhamentos, pizzas personalizadas, tudo preparado na frente do cliente. A inovação de layout não está somente em acomodar novos itens para consumo, mas está principalmente em criar novas formas de consumo e novas maneiras das pessoas interagirem com o espaço em diferentes momentos do dia.
Normalmente é um desafio para os supermercados que tem buffet por kilo em suas lojas, ter fluxo no período da tarde e noite, pois normalmente ele se concentra apenas no período do almoço. Avaliados os dados mercadológicos de potencial (ou seja, não adianta querer ter fluxo noturno de alimentação se o supermercado estiver por exemplo, numa região de escritórios onde o fluxo é muito baixo à noite), entra a proposta de valor entregue em cada momento de compra. Em outras palavras, o local onde você almoça correndo para voltar ao trabalho, pode não ser o local que você irá escolher para almoçar com sua família no sábado, mesmo que você esteja geograficamente na mesma região nestes dois momentos.
Agora imagine, se com a mesma loja você conseguisse aumentar muito as visitas de um mesmo cliente na loja, aumentando também o ticket médio dele e se distanciando da concorrência com opções que só você oferece? Foi pensando nisto que, na nova geração de lojas do cliente acima, desenhamos um layout onde o cliente vê a massa fresca sendo feita e embalada na hora, a pizza sai do forno quentinha e pode ser consumida em um ambiente que tem a arquitetura de um restaurante, onde você levaria sua namorada(o) num sábado à noite. Tudo isto dentro de um supermercado.
Talvez neste momento da leitura, caso você já tenha passado por uma experiência ruim com quebra ou perda de produtos de rotisseria, talvez esteja pensando, isso não funciona. Eu te digo que isso pode ser um impulsionador de vendas muito bom, desde que seja bem planejado num local que tenha demanda, poder aquisitivo, e a produção seja compatível, pois com a falta de tempo que vivenciamos nos dias atuais, soluções prontas vão de encontro com os anseios dos consumidores.
Talvez ao começar a ler este artigo, você tenha pensado que iria encontrar uma “receita de bolo” pronta para inovação de layout. A má notícia que eu vou te dar é que não existe uma receita pronta, somente para reproduzir. Mas a excelente notícia é, que se construirmos uma que seja realmente sua, ninguém mais conseguirá entregar a mesma experiência que você entregará à seus clientes!
Pense nisto!! @katiabelloopus
Gostou do novo artigo da Kátia Bello? Deixe seu comentário.
Em São Carlos SP, tem uma loja que implementou este sistema (COGEB SUPERMERCADO), há mais de 15 (quinze) anos e só vem crescendo, deu muito certo!