
Por Redação
2 de maio de 2025Como a transparência nas embalagens está transformando o mercado alimentício
A rotulagem nutricional capacita os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis e sustentáveis e proporcionam às empresas vantagem competitiva
Com o aumento da conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e o impacto ambiental das escolhas alimentares, as indústrias têm se adaptado para atender a essas novas demandas. A rotulagem nutricional, que antes era um campo com muitas lacunas, agora está sendo reformulada para fornecer maior clareza e acessibilidade às informações.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem sido um agente chave no processo de regulamentação das informações nutricionais. As novas exigências incluem a padronização das tabelas de informações nutricionais e a inclusão de alertas sobre teores elevados de açúcares, gorduras saturadas e sódio. Essas modificações visam facilitar a compreensão por parte do consumidor, ajudando-o a tomar decisões mais informadas sobre sua alimentação.
A adoção de uma rotulagem mais transparente traz benefícios não só para o consumidor, mas também para as marcas. O principal benefício é o empoderamento do consumidor. Informações claras e acessíveis permitem que os consumidores façam escolhas alimentares mais alinhadas às suas necessidades nutricionais e preferências pessoais, promovendo hábitos mais saudáveis. Em um cenário onde doenças relacionadas à alimentação estão em ascensão, essa prática se torna fundamental.
Para Marcelo Marani, especialista em gestão de negócios com mais de 25 anos de experiência no mercado de alimentação, ao incluir dados sobre o impacto ambiental, como práticas sustentáveis e origem dos ingredientes, as empresas incentivam o consumo responsável e a preservação do meio ambiente. “Além do mais, existe uma vantagem competitiva para as empresas que adotam práticas de rotulagem transparente, que podem se destacar no mercado atendendo à demanda crescente por produtos éticos e sustentáveis”, reforça.
Quando as empresas fornecem dados completos sobre os componentes de seus produtos, isso cria uma relação de maior respeito com os consumidores. Essa confiança pode gerar um diferencial competitivo, já que o público está cada vez mais atento ao que consome, seja no aspecto nutricional ou ambiental.
A transparência não se limita apenas às informações nutricionais. Há um movimento crescente para incluir também dados sobre o impacto ambiental dos produtos. Rótulos que destacam práticas sustentáveis ou alertam sobre os efeitos do produto no meio ambiente têm ganhado popularidade. Isso ocorre à medida que os consumidores se preocupam mais com o impacto de suas escolhas no planeta.
A tendência é que, no futuro, as indústrias alimentícias busquem adaptar seus rótulos não só às regulamentações da Anvisa, mas também à crescente demanda por informações sobre o ciclo de vida dos produtos, como origem dos ingredientes e pegada de carbono. Isso deve aumentar a transparência e a responsabilidade ambiental nas empresas do setor alimentício.