Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
17 de julho de 2025

Varejo alimentar registrou aumento de 5,8% no faturamento no primeiro trimestre de 2025

Os itens que apresentaram queda foram sorvetes, polpa de fruta e iogurte

O setor de varejo alimentar fechou o primeiro semestre de 2025 com um aumento de 5,8% no faturamento, impulsionado pela alta de 7,3% no preço médio por unidade. É o que diz o estudo da Scanntech, divulgado na última semana. Em contrapartida, segundo o levantamento, o volume de produtos vendidos em estabelecimentos do setor obteve uma queda de 1,4% durante o período, um reflexo do recuo de 0,4% no fluxo de consumidores em lojas.

LEIA TAMBÉM
Nordeste tem redução nos preços da cesta de itens juninos
Proteínas apresentaram queda nos preços em maio, após meses em alta

A pesquisa apontou que os itens que mais contribuíram para a retração em volume no mês estão sorvete (23,6%), polpa de fruta (16,2%) e iogurte (7%), já que o país vem enfrentando dias mais frios, principalmente em junho. Em relação a bebidas alcoólicas, o segundo trimestre do ano registrou a maior queda em unidades da série histórica, com queda de 5,3%. Cerveja (16,1%), suco (16,3%) e bebida vegetal (41,1%) foram os produtos com as maiores quedas em volume. Em curto prazo, as duas primeiras bebidas se destacam como as principais responsáveis por esse desempenho negativo.

De acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), o setor que abrange os Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo integra o grupo considerado sensível à renda, que caiu 3,4% no ano como um todo. Os maiores recuos foram observados no Rio Grande do Sul (-14%), no Amazonas (-7%), em Mato Grosso do Sul (-6,5%) e no Rio Grande do Norte (-6,1%).

Deixe seu comentário