
Por Redação
25 de junho de 2025Nordeste tem redução nos preços da cesta de itens juninos
Na região Norte, houve aumento de 2,5% nos valores
A festa junina é uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações do calendário brasileiro. Além de valorizar a cultura local, o período tem grande importância para a economia regional do Norte e Nordeste, que concentram as maiores comemorações do país. O varejo alimentar se destaca nesse contexto, impulsionado pelas compras de ingredientes típicos para as comidas tradicionais.
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Segundo a Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas e inteligência de dados, a cesta com itens típicos de festa junina registrou uma alta de 2,5% nos preços na região Norte e uma retração de -0,1% no Nordeste, no mês de maio em comparação com abril.
Confira quais foram os itens juninos que mais aumentaram de preço e aqueles que apresentaram queda ao longo do mês de maio:
Nordeste
Amendoim (3,6%), bolo pronto (1%), coco ralado: (1,4%), doce de leite (0,9%), doce industrializado pronto (2,3%), leite de coco (9,2%), milho (7,6%), milho para pipoca (-1,4%), mistura para bolo (0,3%), pão de hot dog (0,3%), pipoca (-4,6%), salsicha: (1,8%),
Norte
Amendoim (-0,5%), bolo pronto (4%), coco ralado (-3%), doce de leite (-2,9%), doce industrializado pronto (5,3%), leite de coco (-0,4%), milho (6,9%), milho para pipoca (-2,3%), mistura para bolo (1%), pão de hot dog (-1,6%), pipoca (-0,8%), salsicha (3,9%).
Em relação ao volume de vendas, leite de coco registrou a maior queda na região Nordeste e Norte, com queda de 53,5% e 10,1%, respectivamente. Já no Nordeste, o milho foi o produto que mais cresceu vendas, enquanto no Norte o destaque ficou para o doce de leite.
Ao analisarmos dados gerais do Brasil, as variações de preço são menores, como: amendoim (1,4%), bolo (1,3%), coco ralado (1,2%), doce industrializado pronto (2,8%), leite de coco (-5,6%), milho (0,6%), milho para pipoca (1,7%), mistura em pó para bolo (0,7%), pão de hot dog (0,3%), pipoca (-0,2%), salsicha (2,6%), doce de leite preço estável (sem variação).
Em relação às vendas no cenário nacional, o leite de coco foi o que mais apresentou queda nas vendas com 33,7% seguido pelo coco ralado com -5%. Assim como na variação das regiões, pipoca e doce de leite foram os produtos que mais apresentaram aumento nas vendas.