Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
27 de novembro de 2025

Varejo alimentar avança em outubro, mas ainda acumula perdas no ano

Na comparação anual, o setor segue 2,5% abaixo do ritmo de 2024

O comércio de hipermercados, supermercados e alimentos apresentou estabilidade em outubro, com leve alta de 0,1%, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). O desempenho, porém, não foi suficiente para reverter a tendência negativa do ano: na comparação anual, o setor ainda recua 2,5%. O indicador, divulgado mensalmente pela Stone, mostra o pulso das vendas no varejo brasileiro.

Entre os demais setores analisados no recorte mensal, quatro apresentaram crescimento. O melhor desempenho veio de Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 1,2%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,1%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,5%) e Artigos Farmacêuticos (0,2%). Já as maiores quedas foram registradas em Combustíveis e Lubrificantes (-2,3%), Móveis e Eletrodomésticos (-0,5%) e Material de Construção (-0,4%).

No comparativo anual, porém, apenas dois segmentos tiveram desempenho positivo: Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,9%) e Artigos Farmacêuticos (0,5%). Os demais registraram retração, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos, Combustíveis e Lubrificantes (-2,5%), Material de Construção (-1,7%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,5%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (-0,3%).

Deixe seu comentário