Por Redação
27 de novembro de 2025Varejo alimentar avança em outubro, mas ainda acumula perdas no ano
Na comparação anual, o setor segue 2,5% abaixo do ritmo de 2024
O comércio de hipermercados, supermercados e alimentos apresentou estabilidade em outubro, com leve alta de 0,1%, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). O desempenho, porém, não foi suficiente para reverter a tendência negativa do ano: na comparação anual, o setor ainda recua 2,5%. O indicador, divulgado mensalmente pela Stone, mostra o pulso das vendas no varejo brasileiro.
Entre os demais setores analisados no recorte mensal, quatro apresentaram crescimento. O melhor desempenho veio de Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 1,2%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,1%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,5%) e Artigos Farmacêuticos (0,2%). Já as maiores quedas foram registradas em Combustíveis e Lubrificantes (-2,3%), Móveis e Eletrodomésticos (-0,5%) e Material de Construção (-0,4%).
No comparativo anual, porém, apenas dois segmentos tiveram desempenho positivo: Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,9%) e Artigos Farmacêuticos (0,5%). Os demais registraram retração, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos, Combustíveis e Lubrificantes (-2,5%), Material de Construção (-1,7%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,5%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (-0,3%).
