
Por Redação
5 de janeiro de 2024IBEVAR estima queda nas vendas do varejo para o primeiro trimestre de 2024
Em contrapartida, os segmentos de hipermercado e supermercado registraram taxas de crescimento, aponta instituto
As vendas de varejo estimadas pelo indicador IBEVAR – FIA Business School mostram trajetória de queda no primeiro trimestre de 2024. No conceito restrito, que exclui material de construção e veículos, a queda estimada é de 0,2%. Incluindo todos os segmentos, o recuo é mais pronunciado e chega a 2%.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, “há um efeito negativo espalhado no varejo. Dos 13 segmentos avaliados, 8 mostram queda das vendas no primeiro trimestre de 2024”.
O indicador IBEVAR – FIA mostra queda para livros e papelaria (-10,4%), vestuário e tecidos (-7,4%), móveis e eletrodomésticos (-6,8%), artigos de uso pessoal (-4,9%), veículos (-3,8%) e material de construção (-0,7%). Para os segmentos de material de escritório, combustíveis e alimentos e bebidas, registrou-se estabilidade. Taxas de crescimento foram identificadas apenas para os segmentos de hipermercados e supermercados (1,5%) e artigos farmacêuticos (0,6%).
Notícias Relacionadas

Levantamento aponta baixa de preços do leite de até 2% em 2021
Leia mais
Proteínas ocupam quase metade de tudo que é consumido pelo brasileiro
Leia mais
Mulheres adotam estratégias para driblar inflação e fazer o dinheiro render no...
Leia mais
Brasília (DF) e Curitiba (PR) apresentam queda no valor médio da cesta...
Leia mais
Brasil é um dos países mais caros para produção industrial
Leia mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,59% no 1º trimestre do ano
Leia mais
Como o governo de Donald Trump deve impactar a economia brasileira?
Leia mais
Dia das Mães: varejo paulista deve faturar R$ 83,1 bilhões em maio
Leia mais
Aumenta a indisponibilidade de leite, manteiga e ovos nas prateleiras dos supermercados
Leia mais
Setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos prevê avanço da indústria com...
Leia mais
Brasil é um dos países mais caros para produção industrial
Leia mais
Pesquisa da Kantar aponta que brasileiros buscam rotina de cuidados mais simples
Leia mais
Produtos de limpeza atingiram US$ 7,5 bilhões em faturamento em 2023
Leia mais
Copa do Mundo: cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro...
Leia mais