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Economia
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Por Redação
18 de dezembro de 2025

Vendas nos supermercados avançam em novembro, mas setor ainda acumula queda no ano

O resultado apresenta alta mensal de 0,2% em hipermercados e alimentos, enquanto o desempenho anual segue negativo

O setor de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios registrou crescimento de 0,2% no volume de vendas em novembro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Apesar do avanço na comparação mensal, o desempenho segue pressionado no acumulado de 12 meses, com queda de 4% frente a novembro do ano anterior, refletindo um cenário ainda desafiador para o consumo.

O levantamento, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo brasileiro, mostra que apenas três dos oito segmentos analisados apresentaram alta no mês. O principal destaque foi o setor de móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 1%, seguido por tecidos, vestuário e calçados, que avançou 0,3%, além do segmento de alimentos e bebidas.

Por outro lado, a maior parte dos segmentos apresentou retração em novembro, com destaque para material de construção, que recuou 3,2%, e para combustíveis e lubrificantes; livros, jornais, revistas e papelaria, ambos com queda de 2,7%. Também fecharam o mês em baixa os segmentos de artigos farmacêuticos (-1,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%).

No comparativo anual, o desempenho foi negativo em todos os setores analisados. As maiores perdas foram registradas em combustíveis e lubrificantes (-6,7%), móveis e eletrodomésticos (-5,1%) e material de construção (-2,8%). Na sequência, aparecem outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,6%), artigos farmacêuticos (-1,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,6%), reforçando o cenário de consumo ainda pressionado ao longo do ano.

Segundo a Stone, os resultados indicam um ritmo ainda moderado de recuperação do varejo, com o consumo impactado por fatores como renda, crédito e comportamento cauteloso do consumidor, mesmo em um período tradicionalmente aquecido para o comércio.

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