
Por Antônio Sá
6 de outubro de 2025Conhece uma cooperativa de donos de supermercados?
Confira o novo artigo exclusivo de Antônio Sá, palestrante especialista em varejo, para a SuperVarejo
Elas são raras. Hoje, você vai conhecer a ShopRite, uma cooperativa que atua principalmente no nordeste dos Estados Unidos, com destaque para o estado de Nova York.
LEIA TAMBÉM
3 lições do varejo europeu
Números das marcas pelo mundo surpreendem!
Você deve conhecer as cooperativas de consumo, que são mais comuns e temos algumas aqui no Brasil e na Europa. No continente europeu, inclusive, várias possuem um protagonismo impressionante.
Vou começar explicando sobre as cooperativas de consumo. Uma cooperativa de consumo é uma organização pertencente aos próprios consumidores, que se unem para comprar, distribuir e vender produtos (especialmente alimentos e bens de uso diário), sem fins lucrativos no sentido tradicional.
O objetivo principal não é maximizar lucro para acionistas, mas oferecer produtos de qualidade a preços justos, reinvestindo eventuais sobras na própria operação ou devolvendo aos cooperados. Cada membro é, ao mesmo tempo, cliente e “dono” da cooperativa.
Na Suíça, as duas maiores redes de supermercados detêm cerca de 70% do mercado e as duas são cooperativas de consumo: Migros e Coop Schweiz. Juntas, possuem mais de 1.500 supermercados, mas também farmácias, loja de eletrônicos, especialidades e até indústrias próprias. Quase toda a população do País faz parte dessas cooperativas. Na Itália, a Conad e Coop Italia estão entre as 3 maiores redes e juntas possuem uma participação de mercado de quase 30%, com quase 5.000 lojas.
A ShopRite é diferente. É uma cooperativa de donos de supermercados que se unem para ganhar escala em compras, logística e marketing. No início de 2025, como parte do programa da FGV na NRF Show , conduzi um grupo de empresários e empresários para visitar as principais redes dos EUA. Na ShopRite, fomos recebidos pelos executivos da rede em uma de suas principais lojas. A ShopRite possui mais de 300 lojas e faturamento acima de 100 bilhões de reais anuais. Como benefício de atuarem como uma grande rede, os executivos destacaram:
- Poder de compra / escala;
- Logística e distribuição centralizada;
- Marketing e marca unificada (ShopRite);
- Desenvolvimento de Marcas Próprias;
- Know-how, treinamentos e muito mais;
Aqui no Brasil, temos diversas associações de varejistas que se assemelham em muitos aspectos a esse tipo de cooperativa. Existe a Rede São Paulo, Unibrasil, Unissul e tantas outras. Essas associações são virtuosas na troca de boas práticas, importação de produtos, desenvolvimento de suas marcas próprias e negociações conjuntas. A loja da foto está localizada em New Jersey – NY.