
Por Antônio Sá
23 de abril de 2025Números das marcas pelo mundo surpreendem!
Confira o novo artigo exclusivo de Antônio Sá, palestrante especialista em varejo, para a SuperVarejo
Tenho certeza de que os números desse quadro abaixo são tão impactantes para você como foram para mim.
A marca Kirkland da Costco vende mais que as marcas da Coca-Cola juntas! As marcas do Walmart possuem vendas quase iguais a todas as da Unilever somadas!
A crescente mudança de hábito das famílias, que levam para casa produtos de marcas próprias em vez de itens fabricados por grandes empresas, resulta em números impactantes desta indústria.
As marcas próprias estão em pé de igualdade em relação às demais – e muitas avançaram ainda mais. O consumidor, hoje, sabe o que quer: a exigência do público busca preço e qualidade, encontrados nos produtos que ostentam marcas pertencentes a varejistas.
A arte com os levantamentos feitos pelo professor e especialista em varejo Jean-Marc François, que levam em conta dez das maiores companhias do mundo, mostra que a Kirkland (Costco), agora, rivaliza com a Coca-Cola (Corporation) em vendas anuais no varejo.
Os números indicam que as marcas de Lidl e Aldi vendem mais (ou bem próximo) que L'Oréal, PepsiCo ou Unilever. As marcas próprias são potências que vão, cada vez mais, suprir as necessidades dos consumidores. Os dados deixam claro que já existe um volume de mercadoria gigantesco de marcas próprias vendidos pela Europa e Estados Unidos.
O gráfico comprova que as vendas de marcas próprias já estão maiores do que as vendas de marcas reconhecidas do mercado, marcas que estiveram presentes em nossas casas há muitos anos, como L´Oreal ou Unilever. Isso mostra uma clara tendência de consumo.
Lembrando que, como os números do gráfico estão em faturamento e os preços das marcas próprias costumam ser mais baixos, isso quer dizer que os volumes de vendas (quantidade de produtos) dos produtos marcas próprias versus as marcas nacionais devem ser ainda mais impactantes.
Também fica evidente que boa parte das grandes indústrias mundiais já são aquelas que fabricam marcas próprias. O varejo está construindo várias marcas relevantes. O Walmart, por exemplo possui as marcas Equate, Great Value, Parent´s Choice, dentre outras. Já a Costco aposta em uma marca única, que se chama Kirkland.
O varejo está aprendendo a gerir marca, entendendo que é importante que elas sejam relevantes. Querem fidelizar os seus clientes com marcas que tocam o coração dos consumidores, que se façam presentes em suas casas. E essa revolução ainda está só começando.