Varejo
Varejo 8 de março de 2024

Tendência nostalgia no varejo: raspadinhas viram trunfo para ações de cashback

Rede Peruzzo usa famosos bilhetes premiados em ação de aniversário que impulsionou ticket médio nas lojas

O varejo brasileiro está revivendo o sucesso das ‘raspadinhas’ com prêmios instantâneos. Hoje, porém, esta clássica estratégia dos anos 1990, integra o modelo de cashback oferecido por empresas do varejo, como a rede de supermercados Peruzzo. Os tradicionais bilhetes premiados foram o cerne da campanha de aniversário da empresa no final de 2023, onde a ação distribuiu raspadinhas com prêmios em dinheiro para compras acima de R$50,00. De acordo com Lindonor Peruzzo Junior, vice-presidente da rede, a ação feita em outubro do ano passado aumentou em 39% os gastos dos clientes em suas compras, se comparado ao mesmo mês de 2022.

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Para Lindonor, as raspadinhas usadas em campanhas promocionais podem trazer diversos benefícios para as lojas. “Os bilhetes premiados incentivam os clientes a gastarem mais, aumentando o ticket médio de compra. Além disso, a emoção da possibilidade de ganhar prêmios cria um engajamento positivo e fideliza os clientes. Campanhas com raspadinhas têm o apelo de oferecer uma experiência divertida e interativa aos consumidores e a possibilidade de ganhar um prêmio motiva as pessoas a participarem mais ativamente das promoções”, explica o VP da rede Peruzzo.

Tecnologia e desafio na comunicação

Tanto o aspecto lúdico, quanto a possibilidade de ganho imediato contribuem para a popularidade das raspadinhas e, segundo Peruzzo Junior, a tecnologia tem papel crucial nesse tipo de campanha por facilitar a gestão e a distribuição das raspadinhas. “A ação pode ser implementada digitalmente em aplicativos móveis ou sites, o que simplifica a participação e rastreamento dos resultados. Também permite uma abordagem mais personalizada, adaptando as ofertas conforme o perfil do cliente”, afirma.

Sheila Moura, diretora de varejo da IZIO&Co, plataforma de soluções para a cadeia varejista, conta que foram necessários 15 dias para a implementação do sistema de raspadinhas da rede Peruzzo. Para a executiva, o principal desafio que esta ferramenta traz para as lojas varejistas está na comunicação com o shopper. “Uma comunicação 360º é a chave do sucesso para essa operação, especialmente na frente de caixa. No último ponto de contato do cliente, ela pode fazer toda a diferença no resultado da ação e no encantamento do cliente”, diz a diretora de varejo da IZIO&Co.

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