Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
9 de setembro de 2025

Case internacional: Tesco une inovação e sustentabilidade para inspirar o varejo brasileiro

Rede britânica alia tecnologia, marcas próprias e compromisso ambiental em uma operação omnicanal, mostrando caminhos que podem ser adaptados por supermercados no Brasil

A Tesco, rede varejista do Reino Unido e que nasceu como uma barraca de produtos excedentes pós-guerra em 1919, abriu sua primeira loja apenas 10 anos depois, e desde então não parou de crescer, tornando-se um case de sucesso e referência para muitos varejistas que se espelham em sua trajetória de sucesso.

LEIA TAMBÉM
3 lições do varejo europeu 
Case internacional: Jumbo Foodmarkt inspira estratégia no mundo digital 

Jack Cohen, seu fundador, idealizou o nome Tesco a partir da combinação das iniciais de um fornecedor (TE Stockwell) com as próprias iniciais de Cohen (Co), ou seja, curiosamente, o nome da rede veio de uma marca de produto que eles possuíam. Não foi a marca própria que teve o nome da rede, mas a rede que teve o nome do produto.

Hoje, a Tesco é uma das maiores redes de supermercados do mundo e opera formatos que vão de hipermercados “Extra”, com cafés e áreas de convivência, a lojas Express, compactas e eficientes, além de dark stores dedicadas exclusivamente ao e-commerce. Por ano, movimenta £68 bilhões e representa 28% do market share local.

O lançamento do Clubcard, em 1995, um programa de fidelidade baseado em dados que permitiu personalizar ofertas e estreitar a relação com os clientes — modelo que hoje é referência global foi a virada estratégica para a consolidação da marca. Outro destaque é a política de marcas próprias, responsáveis por cerca de 40% das vendas. A rede desenvolveu linhas que vão do premium (Tesco Finest) ao plant-based (Plant Chef), além de “venture brands” sem a marca Tesco no rótulo, mas com forte apelo de qualidade.

Como explica Antônio Sá, sócio fundador da Amicci, plataforma B2B para desenvolvimento e gestão de marcas próprias e que esteve recentemente visitando as operações da Tesco, seu maior diferencial é a estrutura robusta para controle de qualidade e busca de inovação dos produtos. “Mais do que o seu tamanho, ela impressiona por sua lógica de negócios, posicionamento e construção de percepção”.

Seus principais posicionamentos podem ser definidos como: Good – Better – Best. O que, numa tradução literal, seria o posicionamento intermediário, líder e premium, no Brasil. “Ela opera com três níveis com propostas bem distintas e um rigor grande em relação à qualidade para cada posicionamento, e quando o produto não atinge o padrão esperado, não vai para a gôndola”, afirma Sá.

Pioneira em dark stores ainda em 2006, a Tesco investe em inteligência artificial e IoT para prever demanda e otimizar estoques, garantindo eficiência no e-commerce e no serviço de Click & Collect – que permite encomendar supermercado online e recolher a encomenda num local e data escolhidos, sem custo adicional na maioria dos casos. Ou seja, sua operação também é marcada pela omnicanalidade.

Na área ambiental, a Tesco também se destaca por suas metas ambiciosas: pretende atingir uma meta líquida de carbono zero nas suas operações até 2035, por meio da adoção de energias renováveis, da redução do plástico e da promoção de dietas sustentáveis; além de também se comprometer a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, abrangendo as suas operações, produtos e cadeias de abastecimento.

Inspiração para o supermercadista brasileiro, a experiência da Tesco mostra que inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental podem caminhar juntas, fortalecendo competitividade e fidelização.

“O seu sucesso se dá por conta de muita consistência ao longo de décadas, seja no desenvolvimento de produto com profundidade, na presença e valorização dos produtos nas lojas, do rigoroso controle de qualidade, do conhecimento das preferências do consumidor, além de uma responsabilidade socioambiental e inovação constantes”, pontua Sá.

Deixe seu comentário