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Varejo
Varejo 31 de agosto de 2023

Semana do Pescado estimula consumo de peixe no Brasil

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, celebra a campanha durante evento em loja do Carrefour

A 20ª edição da Semana do Pescado inicia nesta sexta-feira (1). A abertura nacional da ação foi sediada em São Paulo, no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, empreendimento administrado por Carrefour Property, e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do ex-ministro e membro da coordenação da ação, Altemir Gregolin, do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Eduardo Lobo, e de executivos do Grupo Carrefour Brasil.

(Crédito/Divulgação)

A campanha ocorre do dia 1ª ao dia 15 de setembro. O objetivo principal da semana é fomentar o empreendedorismo pesqueiro e implementar uma nova data de incentivo ao consumo de peixes, além da Semana Santa e do Natal, datas já difundidas no calendário varejista.

A solenidade iniciou com as palavras de Altemir Gregolin, o político participou no processo de criação da campanha que obtinha como demanda inicial aumentar o consumo de pescados. "Precisávamos criar uma segunda quaresma, em setembro, para alavancar as vendas no segundo semestre. Porque, tradicionalmente, a curva de consumo chega ao ápice na Semana Santa e cai logo em seguida. Além disso, o objetivo estratégico era aumentar o consumo para levar mais saúde à população, pois o peixe é a proteína de origem animais mais saudável. Por outro lado, também era uma necessidade alavancar as vendas, gerar e movimentar negócios e puxar a produção, principalmente em um país com um potencial gigante nesse setor como o Brasil.

Na edição anterior, que ocorreu em 2022, os resultados da Semana do Pescado foram visíveis. Executivos relataram aumento de vendas entre 10% a 30%. Nos últimos 20 anos, o setor de pescados cresceu de 6,5 quilos de consumo por habitante ao ano para 10 quilos por habitante/ano, um aumento de 65%, ressalta Gregolin durante a solenidade, em São Paulo.

Já André de Paula destacou como esse modelo de iniciativa contribui para a criação de consumidores de peixes do futuro, apesar dos desafios políticos. "A visão da importância desse setor se manifesta quando o presidente Lula recria o Ministério de Pesca e Aquicultura. Os desafios são grandes, a gente conseguiu avançar, mas muito há por fazer. A minha presença aqui quer sinalizar a importância que nós damos a parceria que queremos estabelecer com essa iniciativa, com a iniciativa privada, parceria com governos estaduais, com governos municipais, parceria com o Congresso Nacional e com o povo brasileiro", diz o ministro da Pesca e Aquicultura.

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante evento em hipermercado Carrefour, em São Paulo. (Crédito/Divulgação)

Maria Alicia Lima, vice-presidente de comunicação, engajamento e relações institucionais do Grupo Carrefour Brasil, comentou sobre a importância da iniciativa que está relacionada, também, ao pilar de biodiversidade, conjunto de iniciativas que estimulam a transição para uma alimentação acessível e de qualidade. ?Estamos muito orgulhosos de fazer parte deste movimento que está em linha com todas as opções que oferecemos para nossos clientes e que garantem qualidade e sustentabilidade desde a origem dos alimentos. Acreditamos no poder de ?comer bem? para ?viver bem? e que essas práticas podem ? e devem ? ser acessíveis?, afirma Maria Alicia.

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