Por Redação
5 de janeiro de 2026Grupo Carrefour Brasil expande Floresta Faz Bem e amplia a presença de produtos amazônicos no varejo
O projeto está disponível em novas unidades, com novo redesign das gôndolas e atualização do layout
O Grupo Carrefour Brasil ampliou o alcance do programa Floresta Faz Bem, iniciativa voltada à valorização da sociobiodiversidade amazônica, com a implantação de gôndolas dedicadas a esses produtos em 13 lojas do Carrefour e uma unidade do Sam’s Club. A estratégia reforça a presença de itens produzidos por comunidades tradicionais e povos indígenas da Amazônia no varejo alimentar, conectando consumo, conservação ambiental e desenvolvimento local.
Além da expansão para novas lojas, o projeto passou por um redesign das gôndolas, com atualização do layout e maior destaque no ponto de venda, incluindo unidades que já operavam com a iniciativa. No estado de São Paulo, a reformulação e a ampliação contemplam as lojas Pamplona, Pinheiros, Rebouças, Osasco, Butantã, Imigrantes, Anália Franco, Tamboré, São Bernardo do Campo e Santos, além do Sam’s Club de Santo Amaro. No Distrito Federal, o projeto está presente na unidade Brasília Sul.
Criado em 2024, o Floresta Faz Bem integra conservação ambiental, inclusão social de pequenos produtores e desenvolvimento econômico regional. O programa reúne alimentos cultivados por comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, povos indígenas e produtores da Amazônia, valorizando saberes ancestrais e práticas produtivas sustentáveis. A proposta é ir além da mitigação de riscos socioambientais, fortalecendo essas comunidades como protagonistas na preservação da floresta.
“Nossa ambição é aproximar o consumidor urbano da biodiversidade amazônica e fortalecer a conexão entre o que está na prateleira e a floresta em pé. Com o Programa Floresta Faz Bem, o Grupo Carrefour Brasil reafirma seu papel como agente da transição alimentar no país, incentivando escolhas mais conscientes e gerando valor para as comunidades que produzem esses alimentos e conservam a Amazônia”, afirma Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
A iniciativa também está alinhada ao Fundo Florestas, compromisso da companhia de investir R$ 50 milhões até 2027 em ações de alto impacto socioambiental. O fundo tem como foco ampliar a rastreabilidade dos produtos, fomentar a sociobiodiversidade e apoiar modelos produtivos responsáveis, com impactos positivos tanto para as comunidades locais quanto para os ecossistemas envolvidos.
“O Fundo Florestas reflete a ambição do Grupo Carrefour Brasil de gerar impacto em escala de paisagem, atuando nas cadeias alimentares de forma integrada, da produção à conservação. Nosso foco está em fortalecer práticas produtivas responsáveis, ampliar a rastreabilidade e apoiar modelos que conciliam geração de renda, segurança alimentar e floresta em pé. A presença desses produtos nas lojas é resultado desse trabalho estruturante, não o seu ponto de partida”, afirma a executiva Susy Yoshimura.
Entre os produtos disponíveis nas gôndolas Floresta Faz Bem estão o Café Apuí Agroflorestal, cuja produção combina café com árvores nativas e promove restauração florestal no sul do Amazonas; chocolates com ingredientes amazônicos como cupuaçu e cumaru; além de itens à base de tucupi, incluindo molhos e o chamado “shoyu amazônico”.