Por Redação
28 de novembro de 2025Hirota: tradição aliada à inovação com “tempero” oriental compõem a receita do sucesso do grupo
Rede começou em 1970 em São Paulo e desde então tem investido de forma estratégica nos modelos de varejo que focam em conveniência, como as lojas em condomínios residenciais
Entre as diversas redes de supermercados que nasceram no estado de São Paulo, o Hirota é uma das que mais se destacam por ter um DNA inconfundível. Além dos itens típicos da cesta básica do varejo alimentar, a rede oferece uma seleção primorosa de produtos orientais.
LEIA TAMBÉM
Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP (SP) inaugura laboratório Hirota Lab
Estratégias para aumentar vendas no fim de ano
A história do Hirota tem início nos anos 1970, quando o casal de japoneses Katsumi Hirota e Dalia Shumiko deixou a vida apertada na roça, no interior do Paraná, e se mudou com os seis filhos para o bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, onde passou a administrar uma venda modesta.
Pouco a pouco, o negócio prosperou e cresceu. Em 1985, foi inaugurado o primeiro supermercado, na rua Lino Coutinho. Outro marco importante foi 2013, ano da parceria com a Daiso Japan. Já em 2016 surgiu o Hirota Express, modelo inspirado nas lojas de conveniência do Japão. “O Hirota nasceu na zona sul de São Paulo e cresceu inicialmente nessa região, sempre com foco em um atendimento diferenciado, uma linha completa de produtos orientais e soluções em alimentação. São características que permanecem até hoje como nossos principais diferenciais”, relata Hélio Freddi Filho, diretor de Expansão e Comunicação.
Atualmente, a rede conta com 213 lojas distribuídas em São Paulo, sendo 18 supermercados, 170 unidades Hirota em Casa (instaladas em condomínios residenciais) e 25 Hirota Express/Office em empresas.
Modelo rentável
Uma das operações mais conhecidas do grupo é justamente o conceito Hirota em Casa, formado por lojas localizadas dentro de condomínios residenciais. “Esse modelo surgiu no início da pandemia de Covid-19, quando as pessoas tinham receio de sair de casa. Pensamos em levar a loja até os clientes — e deu tão certo que já são 170 unidades. Pretendemos chegar a 300 nos próximos dois anos, por se tratar de um modelo bastante rentável”, afirma o executivo.
Com diferentes formatos de loja, a rede atende também a perfis variados de consumidores. Nos supermercados — principal canal de faturamento —, o público-alvo é composto por pessoas de 35 anos ou mais, das classes A e B.
Sobre os planos de expansão e os critérios que orientam a escolha das localidades, Filho explica que a rede costuma buscar bairros das classes A e B. Apesar da forte presença na capital e na região metropolitana, o Hirota já está em Piracicaba, no interior paulista, e, em breve, chegará ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. “É muito difícil encontrar uma região sem concorrência. Quando escolhemos um bairro, já sabemos que três ou quatro bandeiras estão instaladas ali. Por isso, precisamos levar nossos diferenciais para atrair e reter nosso público”, diz.
Parceria com FGV e ações sociais
Recentemente, o grupo inaugurou o Hirota Lab, localizado na sede do Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Trata-se de uma loja de 36 m² operada pela equipe da Hirota Food, responsável pelo abastecimento, controle e cobrança dos produtos no modelo de loja autônoma. Ali, os alunos da FGV podem desenvolver pesquisas acadêmicas de ponta sobre as transformações do varejo — abordando tecnologias, formatos e processos — a partir da perspectiva de consumidores, varejistas e marcas. “Foi um convite do Centro de Varejo da FGV que aceitamos imediatamente, por se tratar de um projeto que vai além da venda de mercadorias”, comenta Hélio.
O Laboratório Hirota Lab tem por objetivo mostrar como a loja física pode aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional para varejistas e marcas de bens de consumo.
Nas lojas físicas, a rede conta com checkouts automatizados e leitores digitais de preços, entre outras tecnologias. “No e-commerce, que já representa 4% das nossas vendas gerais, além da nossa plataforma própria, temos parcerias com o Rappi e o iFood”, destaca Filho.
O Hirota também é reconhecido por manter uma cultura baseada nos pilares Fé, Família, Escola e Trabalho. Segundo o diretor de Expansão e Comunicação, pessoas que seguem esses valores estão mais preparadas para construir uma sociedade melhor. “Esse é nosso objetivo: desenvolver pessoas melhores para o mundo”, afirma.
Entre as ações de sustentabilidade, destaca-se a doação de alimentos excedentes para a Aliança de Misericórdia, responsável pelo processamento. A rede também mantém uma série de iniciativas sociais, como campanhas de arrecadação de alimentos, marmita solidária e pagamento de universidade para funcionários.
Para 2026, o grupo pretende continuar crescendo de acordo com o planejamento estratégico. Já em 2025, a rede deve inaugurar dois novos supermercados, oito lojas Express e 35 unidades em condomínios.
