
Por Redação
16 de julho de 2025Entre a tradição e a busca por inovação pelas fabricantes, carrinhos seguem essenciais nas lojas físicas
Supermercadista encontra no mercado opções de equipamentos de acordo com tamanho e perfil de seu negócio
Os carrinhos de compras nos supermercados são indispensáveis para as redes que operam com lojas físicas, e as vendas do equipamento junto as empresas varejistas crescem próximo a feriados e períodos de maior fluxo, conhecidos como sazonais, como o fim do ano, por exemplo. Isso acontece, pois nessa época, as lojas intensificam a manutenção da “frota”, realizam reformas e adquirem novos modelos de equipamentos para evitar gargalos na operação, uma vez que existe um ganho de escala nas vendas.
LEIA TAMBÉM
Do planograma ao realograma: a operação como pilar do gerenciamento por categorias
Supermercado é um espaço público ou privado?
Além disso, nos supermercados, o furto de carrinhos ainda é um desafio enfrentado por redes em todo o país, outro fator que impulsiona a reposição periódica do equipamento. Segundo Danilo Lombardi, diretor da Supercarrinhos, a demanda atual está dentro do esperado, e a produção já segue em ritmo acelerado para atender os pedidos de fim de ano. “Normalmente, sugerimos um mix de carrinhos de acordo com o tamanho da loja e o tipo de operação, seja um mercadinho de bairro, um supermercado médio ou uma grande rede atacadista”, explica. A empresa conta com um portfólio de mais de 40 modelos, incluindo carrinhos infantis, médios, grandes, modelos atacadistas, carrinhos de carga, abastecedores, versões para açougues e equipamentos voltados a pessoas com deficiência.
A Supercarrinhos, além de fornecer os equipamentos, oferece aos clientes um pacote completo de serviços que inclui recolhimento, organização, manutenção preventiva e reforma da frota. “Nosso trabalho não se encerra na venda. Atuamos como um ecossistema de soluções voltado para melhorar a operação dos supermercados”, completa o diretor.
Tecnologia de ponta
Se por um lado o mercado tradicional se moderniza com serviços e soluções integradas, por outro, a tecnologia começa a transformar radicalmente o conceito de carrinho de supermercado. Exemplo disso é a inovação trazida pela rede Enxuto Supermercados, em parceria com as empresas Nextop e Arius Sistemas, que apostam nos carrinhos inteligentes como diferencial competitivo. “Desenvolvemos um carrinho autônomo, no qual o cliente escaneia, compra e paga os produtos diretamente no equipamento”, explica Samuel Vânio Costa Junior, CEO do Enxuto. A tecnologia também permite leitura de validade e promoções através do código de barras, otimizando a jornada de compra e minimizando perdas.
O investimento na tecnologia começou em maio de 2022, na unidade de Campinas (SP), a primeira a receber os novos carrinhos. Hoje, cerca de 60% das lojas da rede já contam com o equipamento, com pelo menos oito unidades por loja. “Além de aprimorar a experiência do cliente, notamos um ganho expressivo de imagem. A implantação dos carrinhos rendeu uma exposição de mídia avaliada em mais de R$ 10 milhões. E quem usa o carrinho inteligente costuma comprar 30% mais em relação ao ticket médio nos checkouts tradicionais”, destaca Júnior.