Varejo
Varejo 2 de janeiro de 2023

Conheça as principais tendências em logística para 2023

Especialistas destacam os pontos mais importantes que o supermercadista pode aproveitar para melhorar a operação

A logística é um dos pilares dos supermercados e, cada vez mais, as empresas deste setor investem em melhorias e novos equipamentos que tornem esse processo mais eficiente. Desde 2020, com a pandemia, os supermercados também precisaram acelerar a transformação digital para conseguir atender a demanda dos consumidores pelos canais digitais. Entre janeiro e maio deste ano, de acordo com estudo da SmartHint, as lojas online no Brasil tiveram aumento de quase 800% no faturamento se comparado ao período antes da pandemia. 

Diante deste cenário, o ano de 2023 será de avanços e inovações em logística e, para Bruno Augusto, Country Manager da RTB House no Brasil, uma das tendências para o ano que vem é a gestão das frotas de transporte dos produtos. ?De fato, requer um planejamento preciso, pois se houver atrasos nas entregas, consequentemente, haverá um impacto negativo na percepção dos clientes sobre a marca, além de dores de cabeça operacionais e financeiras relacionadas a devoluções, reclamações e etc?, afirma. 

De acordo com Bruno, as eventualidades que podem acontecer no processo de logísticas podem impactar o cronograma das campanhas de mídia. Por isso, os supermercadistas precisam ter um planejamento qualificado levando em consideração a demanda logística para alinhar a capacidade de entrega com a geração de demanda. ?O aumento na demanda vai depender do orçamento investido em marketing durante o período, mas também da eficiência das estratégias adotadas frente às da concorrência?, ressalta o executivo.

Frete mais assertivo e lista de tendências para 2023

Segundo o Country Manager da RTB House no Brasil, outra tendência é o gerenciamento de estoques em tempo real e, consequentemente, nos prazos oferecidos para o frete com mais assertividade. Esta é uma forma de facilitar os processos internos de preparação do produto para o envio. ?Outro fator indispensável é ter equipes bem preparadas em todos os setores, se comunicando constantemente, para que haja uma grande agilidade na detecção de ocorrências ou erros no processo?, acredita.

De acordo com Marcel Alessi Soccol, diretor da Datafrete, algumas tendências em logística praticadas em países estrangeiros começam a chegar ao Brasil e as principais são:

  • SaaS (Software As a Service) para dar mais eficiência e redução de custos; 
  • Maior participação de mulheres no setor de logística;
  • Logística Verde para reduzir o impacto no meio ambiente;
  • Entrega mais rápida com aplicação de automação;
  • Internet das Coisas para maior controle sobre a produção.

Deixe seu comentário