Varejo
Varejo 18 de março de 2024

Como as marcas de pescados se preparam para a Páscoa 2024

Executivos da Gomes da Costa e Karú Amazon Food comentam sobre expectativa de aumento nas vendas para o período

O varejo está otimista para as vendas geradas pela Páscoa este ano. A expectativa de crescimento no volume de vendas neste período deve ultrapassar os R$ 3,4 bilhões e, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representa um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período em 2023. Apesar do protagonismo dos chocolates nas vendas do varejo, a Páscoa também é a principal data do calendário brasileiro para as marcas de pescados.

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De acordo com Antonio Barranco, diretor de vendas da Nauterra, empresa que produz e comercializa a marca Gomes da Costa no Brasil, a Quaresma deste ano é a mais significativa para a Gomes da Costa porque celebra os 70 anos da marca. “Tivemos uma Quaresma excelente em 2023 e nosso planejamento para 2024 inclui, obviamente, um aumento em relação ao ano anterior. A Páscoa é o principal período do ano em vendas e nossos estoques estão preparados para atender a demanda dos consumidores”, afirma.

Para o diretor da Nauterra, a Quaresma é o período em que a indústria e o varejo se deparam com o desafio de encantar o shopper com base em uma tradição religiosa que impulsiona a procura por produtos pescados. “A temporada de 40 dias que antecede a Semana Santa transforma as prateleiras das lojas em cenários estratégicos para o varejo cativar o consumidor. A demanda por pescados cresce exponencialmente e a indústria e o varejo alinham-se para oferecer uma jornada cuidadosamente mapeada. O desafio da Quaresma não é apenas suprir a demanda sazonal, mas também criar um elo emocional e encantar o shopper”, diz Antonio Barranco.

Ativações para a Páscoa

Glauco Francesco Luzeiro, sócio administrador da Karú Amazon Food, marca de produtos pescados, acredita que os desafios enfrentados no varejo durante o período de Páscoa incluem levar informação ao consumidor e embalagens que atendem diferentes perfis de consumo. “A informação sobre o uso dos produtos pode ajudar o shopper a ter maiores opções de receitas. Outro aspecto importante é a praticidade das embalagens, associadas às porções individuais e de família, proporcionando também ao consumidor a aquisição dos produtos de acordo com as suas necessidades”, explica.

Segundo Luzeiro, a melhor forma de ativar as vendas dos pescados nos supermercados é apostando em diferentes canais de comunicação com o consumidor. “Uma boa estratégia de marketing é fundamental e as redes sociais têm um papel essencial nessa estratégia. Se usada de forma planejada e profissional, pode trazer os melhores resultados”, afirma. “É fundamental que o varejo invista e promova ativamente o produto em sua rede. Na busca por potencializar um produto da marca Gomes da Costa de valor agregado em uma loja, é essencial adotar estratégias inteligentes. Posicionar o produto em áreas de destaque, criar experiências sensoriais através de degustações e associá-lo a produtos complementares ou de harmonização são táticas eficazes”, complementa o diretor de vendas da Nauterra, Antonio Barranco.

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