
Por Redação
6 de março de 2024Bacalhau apresentou estabilidade de preço nos últimos 12 meses
O resultado foi o menor índice desde 2020
O bacalhau, um dos pratos mais tradicionais da Páscoa, apresentou relativa estabilidade de preço nos últimos 12 meses, com alta de 0,13%, menor índice desde a Páscoa de 2020. É o que aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a FIPE. De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, período em que o IPS do bacalhau foi calculado, a inflação geral nos supermercados paulistas foi de 1,31%.
LEIA TAMBÉM
Consumo de pescados pode ser estimulado em todas as épocas do ano
Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a redução da taxa de câmbio, que no ano passado apresentou queda de 3,3% em relação a 2022. A taxa média (R$/US$) foi de R$ 4,99, o menor patamar desde o início da pandemia.
“Mesmo com o aumento da demanda do peixe no período que antecede a Páscoa, acreditamos que o preço do bacalhau nos próximos meses não deve sofrer alterações bruscas. Por isso, projetamos a menor alta do produto desde 2020”, explica Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS.
Queiroz acrescenta que, apesar da taxa de câmbio influenciar positivamente para a queda do preço ao consumidor final, é necessário ficar atento às oscilações no custo do frete internacional. “Os principais fornecedores de bacalhau ao Brasil são Noruega, Portugal e China. Fatores como, o conflito no Oriente Médio e os ataques perpetrados pelo grupo iemenita houthi às embarcações cargueiras, que têm afetado o fluxo marítimo no Canal de Suez, no Egito, acabam produzindo impactos sobre os preços dos fretes internacionais”, finaliza Felipe Queiroz.
Notícias Relacionadas

Indústria apresentou alta na projeção de lançar produtos em março
Leia mais
Gomes da Costa conclui venda de unidade de bioprodutos para o Grupo...
Leia mais
Vendas de produtos de marcas próprias cresceram 7,6% em 2023
Leia mais
Brasil registra aumento de empresas que encerraram a produção de seus produtos
Leia mais
88% dos consumidores com mais de 60 anos já fazem compras online
Leia mais
57% do setor de alimentação pretende lançar produtos até dezembro
Leia mais
Outubro apresentou aumento na intenção da indústria em lançar produtos
Leia mais
Marcas aproveitam as Olimpíadas para ganhar visibilidade e associar seus produtos ao...
Leia mais
Indústria apresentou alta de 18% na intenção de lançar produtos
Leia mais