Economia
Economia 14 de março de 2024

Supermercados registram alta no consumo no primeiro bimestre

O ICS registou aumento de 10,9% no número de vendas

No primeiro bimestre de 2024, os supermercados e restaurantes registraram aumento nos números de vendas, segundo a pesquisa Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos. O Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou o maior número de vendas (10,9%) e valor transacionado (15%) em janeiro e fevereiro deste ano. Para os restaurantes, o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) mostra que o número de transações cresceu 0,5%. Analisando o desempenho entre os períodos em 2022 e 2023, o valor médio por transação aumentou 7,1%.

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Nos últimos 12 meses, os supermercados registraram crescimento do número de vendas (9,6%) e valor transacionado (16%), tendo valor médio por transação com o aumento de 5,9%. Porém, os bares e restaurantes mostram contraste de dados, com queda no número de transações com benefício refeição (-2,3%) e o aumento no valor transacionado (4%).

O consumo em supermercados (com o vale alimentação) também teve alta no mês de fevereiro. Segundo o ICR, o número de transações teve aumento de 1,5% e 3,1% no valor transacionado. Os restaurantes também foram impactados e fecharam o mês com dados positivos no número de transação (1,4%) e valor transacionado (2,6%).

Observando o desempenho de consumo em restaurantes, o número de transações também cresceu, embora menos que supermercados (1,7%), assim como o valor transacionado (9,5%). O valor médio por transação, por outro lado, cresceu mais entre restaurantes (7,6%) em relação aos supermercados.

Com o objetivo de trazer melhorias da situação nutricional, as empresas buscam oferecer benefícios de alimentação e refeição aos colaboradores. E, entre os grupos de atuação no mercado, o setor de Serviços é o que mais utiliza tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição.

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